sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Reitores discutem fortalecimento do ensino superior em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As três instituições públicas de ensino superior mato-grossense (Unemat, UFMT e IFMT) realizam, amanhã, às 8h, no campus da Unemat de Cáceres, o 1º Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior. O tema ‘Fortalecimento do Ensino Superior de Mato Grosso’.

Estarão reunidos os reitores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Ana Di Renzo; da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavalli Neder; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), José Bispo Barbosa, acompanhados dos pró-reitores das áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.

A reitora da Unemat explica que o objetivo do Fórum é estabelecer uma política de interlocução entre as três instituições no que tange o ensino, a pesquisa e a extensão. “Eu acredito muito neste fórum. O nosso desejo é que ele seja permanente e itinerante. As nossas expectativas são muito positivas e temos certeza de que dará bons frutos para nossa sociedade”.

A proposta do Fórum é de que as três instituições, respeitando as particularidades de cada uma, possam formular ações e políticas comuns, visando o fortalecimento do Ensino Superior no Estado. Para isso, os reitores e pró-reitores formarão grupos de trabalho e elaborarão um documento que servirá de diretriz.

“É importante salientar que nesse primeiro momento estarão reunidos os pró-reitores das áreas ‘fins’, mas a ideia é envolver também as pró-reitorias ‘meios’ das instituições. Além disso, após estas propostas serem aprovadas no fórum, elas serão discutidas pelas comunidades acadêmicas de cada instituição, para que sejam implementadas”.

A reitora ressalta que, para a instituição, sediar esse primeiro Fórum é uma responsabilidade e uma satisfação, pois permite chamar as discussões juntamente com as instituições federais de Ensino Superior. Esta ação conjunta demonstra o comprometimento das universidades públicas com o desenvolvimento de Mato Grosso.

As três instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso já desenvolvem parcerias em outras frentes, como a proposta da Rede de Divulgação Científica, que é tocada pelas Assessorias de Comunicação das universidades públicas e incentivada e apoiada pelas reitorias, com o objetivo de divulgar as pesquisas e o conhecimento que são produzidas na Academia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE