O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou o maior processo seletivo para cursos técnicos integrados ao ensino médio, com ingresso previsto para 2026. São mais de 3,5 mil vagas distribuídas em 22 unidades do estado, contemplando 55 áreas de formação profissional. As inscrições estarão abertas de 21 de julho a 31 de agosto de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da instituição.
Neste ano, o processo seletivo será realizado em dois formatos: pela tradicional prova objetiva ou pela análise do histórico escolar. Cada unidade optou por uma das modalidades, portanto, o candidato deve estar atento ao formato adotado no curso e campus de sua escolha.
Pelo Edital 90/2025, a seleção será feita por meio de prova objetiva. São ofertadas 1.790 vagas em 11 campi: Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. As vagas contemplam cursos como Administração, Agropecuária, Edificações, Informática, Química, Meio Ambiente, Eletromecânica, Agronegócio, Automação Industrial, entre outros. Os cursos têm duração média de três anos, com aulas em turnos variados ou em regime integral, conforme a organização de cada unidade.
Já o Edital 149/2025 selecionará candidatos por meio da análise do histórico escolar do ensino fundamental. Neste edital, são oferecidas 1.735 vagas em 11 campi ou centros de referência: Alta Floresta, Paranaíta, Cáceres, Confresa, Canarana, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, São Vicente e Jaciara. As opções de cursos incluem Agropecuária, Administração, Informática, Agroindústria, Agricultura, Florestas, Controle Ambiental, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Eletromecânica e Logística, todos também com duração média de três anos.
Ambos os editais preveem vagas reservadas pelo sistema de cotas para estudantes de escolas públicas, além de ações afirmativas para pessoas com deficiência, candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.