O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, afirmou, ontem, em Peixoto de Azevedo que o setor de mineração “tem tudo para ser o próximo agronegócio de Mato Grosso. Mas para isso, precisamos caminhar juntos, dar segurança jurídica para quem trabalha, garantir respeito ao meio ambiente e gerar desenvolvimento com responsabilidade”, expôs, na audiência com garimpeiros, empresários e dirigentes de entidades e setor de mineração. Ele avaliou que o encontro marcou um passo importante no diálogo sobre a regularização e o futuro da atividade mineradora no Estado.
“Essa audiência foi convocada justamente para dar voz a um setor que cresce, gera empregos e movimenta a economia, mas que ainda enfrenta muitos desafios quando o assunto é legalidade e sustentabilidade. O que estamos fazendo aqui hoje é escutando. Ouvindo os mineradores, o pequeno produtor, o trabalhador da ponta. Eles precisam ser incluídos nesse processo de regulamentação e valorização da mineração, e isso só é possível quando a Assembleia sai da capital e se coloca à disposição para construir soluções juntos”, afirmou Max.
Também estiveram debatendo os problemas e encaminhamentos de soluções para o setor representantes do Ministério Público, da secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e de entidades ligadas ao setor. O evento foi de diálogo aberto, com espaço para críticas, sugestões e cobranças. Recentemente, diversas balsas e equipamentos foram apreendidos na região Norte por extração irregular de minérios.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.