A fêmea de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como tamanduá-de-colete, foi encontrada na lavandeira de um imóvel, está tarde, no bairro Residencial Topázio. O caso foi relatado por moradores ao Corpo de Bombeiros. A suspeita é de que o mamífero tenha procurado abrigo na localidade após chuvas atingirem o município durante a madrugada.
Ao ser encontrado acuado e escondido atrás de uma máquina de lavar, a captura foi feita com o auxílio de um cambão. Em seguida, o tamanduá foi transportado em recipiente adequado até APP ou Área de Preservação Permanente, onde a soltura ocorreu sem complicações.
A espécie, segundo a fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), costuma medir entre 87 a 110 cm e pode pesar até 7 quilos. O animal está distribuído por todo o território nacional, podendo ser encontrado em biomas como a floresta amazônica, mata atlântica, caatinga, pantanal e regiões de savana, tais como o cerrado. Além dele, há somente outras duas espécies com incidência no Brasil, sendo o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus).
Sua dieta consiste estritamente na fauna insetívora, girando entorno do consumo de cupins, formigas e abelhas, capturados no alto de árvores e no solo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.