PUBLICIDADE

Servidores de hospital universitário em Cuiabá fazem greve

PUBLICIDADE

Cerca de 400 funcionários efetivos do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) estão de greve. A decisão foi motivada principalmente por más condições de trabalho. A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf), Ana Bernadete Nascimento, diz que o problema mais crítico está no setor da nutrição. Não falta alimento, mas muitos equipamentos estão quebrados, como a máquina para esterilizar utensílios de cozinha, fato que forçou o setor a suspender a alimentação de plantonistas e acompanhantes. Os funcionários contam que a caldeira que aquece a água é muito antiga e está corroída pela ferrugem e que a central onde são esterilizados os equipamentos médicos é inundada a cada chuva.

Outra discussão é o retorno à carga horária de 30h semanais. Essa reivindicação se arrasta desde quando foi determinada a volta das 40h depois da publicação da Portaria 918, de 2009, que fixou o limite máximo de 6 mil horas/plantões para o funcionamento do HUJM, depois ampliado para 13 mil. Os servidores alegam que o relatório da comissão montada no início do ano aponta que é possível reduzir a carga horária caso diminua o número de funcionários escalados nos finais de semana, sem afetar o funcionamento do hospital.

Outro lado – O superintendente do HUJM, Elias Perez, diz que a nova caldeira está em fase de aquisição e que o Ministério da Educação tem projeto para reforma do setor de nutrição. Ele afirma que o relatório apresentado pela comissão do sindicato não corresponde à realidade e que um levantamento será entregue hoje à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso avaliar se há possibilidade do retorno das 30h.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...
PUBLICIDADE