Começa segunda-feira o mapeamento do município para localizar e eliminar os focos do mosquito da dengue. Os 400 servidores que foram capacitados ontem serão divididos em 7 equipes e farão vistoria em sete áreas que contemplam vários bairros. Os trabalhos serão coordenados pela secretaria municipal de Saúde e pelo Comitê de Controle e Combate à Dengue. Um dos primeiros bairros a ser visitado é o centro, onde em dezembro houve mutirão para eliminar o Aedes Aegypti.
Nesta região detectou-se que 80% dos focos concentram-se nas calhas. Os agentes usaram escadas e aplicação de larvicidas, o que será repetido. Os bloqueios de casos continuam com a aplicação de UBV com as bombas costais.
Na segunda-feira, o comércio sinopense pode abrir mais cedo. É o que pediu a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para que os agentes da saúde possam passar também pelos estabelecimentos.
Em Sinop, 8 pessoas pessoas morreram entre janeiro e dezembro de 2009, mas o número pode chegar a nove. A Secretaria de Saúde registrou 3.518 casos de dengue clássica, 31 com complicação, 24 hemorrágicos. Desde o início de janeiro foram 9 casos de dengue clássica e 97 estão sendo analisados.