PUBLICIDADE

Aulas em escola e creche de Alta Floresta são suspensas após casos de catapora

PUBLICIDADE

O Departamento de Vigilância Epidemiológica determinou a suspensão das aulas por sete dias na escola e creche do bairro Jardim Universitário. A medida foi tomada por precaução devido ao registro de 30 crianças com varicela, popularmente conhecida como catapora, nos últimos dias. Há a suspeita de um possível surto da doença.

Todos os casos foram avaliados por uma equipe médica do município. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Fernanda Santos, outros casos foram levantados pelos agentes de saúde ainda não passaram pela unidade de saúde. “Não existe um bloqueio químico, não existe uma barreira de contenção. O que existe são orientações de profilaxia relacionadas aos indivíduos já doentes e cuidados para àqueles que possam adoecer”.

Fernanda lembra que a varicela é uma doença muito antiga, principalmente de primeira infância. A catapora em gestantes, em recém nascidos, nas crianças abaixo de cinco anos e adolescentes possuem uma facilidade maior de se tornarem mais graves e com sérios riscos de complicações, que podem ser respiratórias, podendo trazer uma pneumonia pelo vírus varicela e pode trazer uma meningococcemia que é a temida meningite. “Não é a meningite do tipo A, B e C, é uma meningite por varicela, uma encefalite, ou seja, pode provocar uma inflamação, uma infecção generalizada que pode até levar ao óbito de 48 até 72 horas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...
PUBLICIDADE