PUBLICIDADE

Sancionada lei que reduz carreira de defensores públicos em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/aquivo)

O governador Mauro Mendes sancionou lei complementar para reduzir as carreiras da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. A lei é de autoria da Defensoria e promove a reestruturação das classes da carreira de defensor público no Estado.

Conforme a Defensoria, o objetivo central da medida é reduzir a evasão de profissionais, “problema frequente devido à grande demanda que enfrentam, especialmente nas comarcas mais distantes, e às condições desafiadoras de trabalho”. Até então, a carreira de defensor público em Mato Grosso é composta por cinco classes, diferentemente das outras instituições de justiça do estado. “A reestruturação busca aprimorar a permanência na carreira, evitando que os defensores migrem para concursos em outras localidades e garantindo equidade com os demais poderes”, diz a instituição, através da assessoria.

Com a nova legislação, as classes da Defensoria serão reduzidas das atuais cinco – sendo primeira classe, segunda classe, terceira classe, classe especial e segunda instância – para três: primeira classe, classe especial e segunda instância. 

Outra alteração trazida na Lei é a criação das Coordenadorias de Atuação Estratégica, vinculadas à Defensoria Pública-Geral, com a finalidade de fomentar ações estratégicas para a garantia integral dos direitos dos vulneráveis e auxílio na formulação de políticas públicas.

“Essa conquista representa um importante avanço, tornando a gestão mais eficiente e beneficiando diretamente os membros, em especial aqueles colegas que estão em localidades mais distantes. A medida reflete o compromisso com a valorização e o fortalecimento da nossa carreira. Com isso, cumprimos uma importante proposta do nosso plano de gestão do primeiro biênio. Dando esse importante passo, rumo à ampliação do nosso número de vagas, possibilitando a criação de núcleos estratégicos”, comentou a defensora pública-geral, Luziane Castro, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão leiloa sucatas de veículos e equipamentos

A prefeitura de Juara (300 quilômetros de Sinop) realizará...

Famílias de assentamento no Nortão temem perder terras após ordem judicial

A Defensoria Pública informou hoje que está acompanhando a...
PUBLICIDADE