
Conforme ressaltou Bertúlio, a construção de um Hospital Regional na cidade é um compromisso feito pelo governador Pedro Taques e será efetivado. “O governador já esteve aqui e havia anunciado a construção do hospital. Agora digo que o valor de R$ 30 milhões para iniciarmos a obra já está incluído no PTA do próximo ano. A região precisa de uma unidade hospitalar regional e ela será aqui em Porto Alegre do Norte”.
O momento é de fortalecimento da saúde na região por meio dos convênios com os consórcios intermunicipais de Saúde do Araguaia (CISA) e do Araguaia Xingu (CISAX), ações que poderão ser realizadas em curto prazo. “Mesmo conseguindo lançar a obra no próximo ano, não teríamos como termina-la antes de 30 meses. Enquanto isso, nós entendemos que temos e devemos reforçar a estrutura da saúde na região. Atualmente a melhor estrutura está em Confresa. Então, temos que focar em fazer os atendimentos das necessidades emergenciais e promover as alterações que são necessárias na proposta feita pelo consórcio, para procedermos ao convênio com o Estado”.
No município, Bertúlio aproveitou para conhecer a área à construção do Hospital Regional. “Não voltaremos aqui para lançar outra pedra fundamental, vamos voltar aqui para inaugurar o Hospital Regional de Porto Alegre. Esta região viverá novos ares no setor saúde, não só por causa do novo hospital que será construído, mas por que daremos garantia à população usuária do que ela será atendida. Não tenhamos a ilusão de que não existirão filas, mas teremos os serviços aqui para atendê-los. E nós queremos fazer mudanças imediatas”.
Para o prefeito de Porto Alegre do Norte, Emival Gomes de Freitas, não poderia ter melhor notícia para a região. “Esse é um anúncio que veio sacramentar o anseio de toda região, de todos os prefeitos, de todas as cidades, da sociedade, de todo mundo. Tenho visto nos olhos de cada um a seriedade do governo”.


