segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Consórcio será fortalecido para melhorar hospital municipal em Juara

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde, Marco Bertúlio, esteve, ontem em Juara e Juína, conhecendo as demandas da região do Vale do Arinos e do Juruena para definir medidas visando melhorar o atendimento regionalizando da saúde através do novo modelo de consórcios de saúde para gerir hospitais.  “Esta região que foi desguarnecida dos serviços do Estado por muito tempo e que merece uma atenção diferenciada”, afirmou o secretário.

Bertulio questionou a estrutura da atenção básica em Juara e propôs a implantação de mais duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no local onde atualmente funciona o PAM para aumentar a cobertura da atenção básica. “Estamos pensando na organização e na lógica da rede de serviços como um todo. Uma ideia é levar o serviço oferecido no PAM para dentro da UPA. Se isso acontecer, o prédio onde funciona o PAM poderá ser transformado em duas equipes de PSF, aumentando assim a cobertura de atenção básica”.

Existe mais um PSF em processo de habilitação e outro em fase de construção, que deve ficar pronto nos próximos cinco meses. “Nesta perspectiva teremos mais quatro unidades de PSF, sendo que hoje já existem cinco, além de habilitar mais uma para a área rural. Esta é lógica de organização de rede que nos norteia, porque se a atenção básica for resolutiva nós diminuímos as demandas que são encaminhadas para o serviço hospitalar”, esclareceu.

No Hospital Municipal de Juara, que tem 34 leitos e atende quatro municípios da região – Juara, Tabaporã, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte- com clínica médica, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral- ele solicitou que os municípios detalhem em um documento as prioridades emergenciais da região.  “O Estado não está em momento nenhum deixando a gestão apenas para os gestores municipais. Ele quer fazer essa gestão junto e dar autonomia dentro de um plano operativo que vai nortear essa relação contratual com o Estado e com o Consórcio”, concluiu.

Para o prefeito de Juara, Edson Piovesan, é um sinal de avanço na saúde. “Com o consórcio assumindo o hospital municipal e fazendo as melhoras discutidas com o secretário, com certeza teremos um avanço significativo na saúde da região. A visita do secretário é importante e o resultado dessa visita será mais importante ainda”, finalizou.

Os prefeitos Moacir Pinheiro Piovesan (Porto dos Gaúchos) e João Antônio de Oliveira (Novo Horizonte do Norte), o vice-prefeito de Tabaporã, Sirineu Moleta, a secretária executiva do CISVA, Selma Álvares Pereira, secretários de Saúde dos municípios participantes do consórcio também se reuniram com Bertulio, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...
PUBLICIDADE