A Secretaria de Saúde informou hoje que está esperando envio de doses da vacinas contra a gripe influenza H1N1 para fazer a campanha no final do mês. O ministério ainda não enviou os lotes para a secretaria estadual. A campanha está prevista para o próximo dia 30.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Santos, “o município apresentou cinco casos suspeitos que foram investigados. Contudo, diante da hipótese de diagnóstico, foi coletado material e enviado para confirmação. Até o momento, nenhum destes casos foi confirmado laboratorialmente. Porém, continuam sendo investigados e tratados como suspeitos”, declarou.
De acordo com a coordenadora, “os pacientes que apresentarem sinais de sintomas respiratórios, durante a triagem nas Unidades Básicas de Saúde, devem ser orientados ao uso de máscaras e álcool gel para assepsia das mãos, pois, ao levar a mão na boca e narinas, podem contaminar com a secreção, além, de lenços descartáveis para tossir e espirrar, evitando o contágio dos demais”, esclareceu.
Enquanto a vacinação não é feita, estão sendo dadas orientações que os profissionais da área de saúde sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), que compreende a freqüência de higienização das mãos, uso de máscaras com haste flexível, aventais, entre outros, além da capacitação sobre a Influenza. Essas orientações, de acordo com a coordenação, podem ser estendidas a toda equipe assistencial do município, informa a assessoria.