PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Cuiabá distribui camisinhas e orienta foliões

PUBLICIDADE

Desde o início da semana e durante todo o período de carnaval, a Secretaria de Saúde de Cuiabá vem realizando uma serie de ações pontuais de prevenção e orientação à população, nas unidades de saúde e em pontos estratégicos da capital. As ações envolvem desde a distribuição de kits pelos técnicos do Programa DST-Aids até palestras voltadas para a prevenção e cuidados com doenças como a hanseníase, que estão acontecendo na zona rural, além do tratamento e bloqueio químico aos possíveis criadouros do Aedes aegypti, pelos agentes de combate a zoonoses.

Essas ações contam com o envolvimento de servidores da saúde das Diretorias da Atenção Básica e Secundária e Vigilância em Saúde.

A coordenadora do Programa DST-Aids, Maria Caroline Peres Gallo, explicou que em relação às doenças sexualmente transmissíveis, o objetivo dessas ações é orientar os foliões em relação aos cuidados que devem ser tomados na prevenção. “Nossa expectativa é de sejam distribuídos mais de 2 mil  kits contendo preservativos, masculinos e femininos, gel lubrificante além de material informativo, reforçando junto a população, as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids”.

As orientações preventivas relacionadas às DSTs e a distribuição de material educativo, preservativos e gel lubrificante serão feitas em locais como a Praça da Mandioca, na sexta-feira (5), das 20  às 22 horas, na Rodovia Emanuel Pinheiro (estrada que vai para Chapada dos Guimarães) no sábado de carnaval (6), das 16h30 às 20h30 e novamente na Praça da Mandioca, no domingo (7), a partir das 20h.

“Houve uma mudança nos locais de distribuição para atender o grande público que estará na Praça da Mandioca, na sexta-feira que antecede o carnaval. Além desses locais, nas unidades de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento estaremos intensificando a realização de testes rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C e orientando a população sobre as demais doenças sexualmente transmissíveis”, destacou Maria Caroline.

Também receberam kits 26 empresas, instituições, hospitais e unidades da rede de atenção à saúde. De 05 de janeiro ao dia 03 de fevereiro foram entregues nesses locais 47.952 preservativos masculinos, 1.545 preservativos femininos e 5.300 gel lubrificantes.

As ações serão realizadas com apoio e parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Detran e Polícia Rodoviária Estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE