PUBLICIDADE

Jornal americano repercute caso de desmatamento químico em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A edição do jornal norte-americano The New York Times de hoje repercutiu o caso de desmatamento químico provocado por um pecuarista na região do Pantanal mato-grossense. “Mais sorrateiros que o fogo, os produtos químicos matam as árvores do Brasil”, é o título da reportagem de capa na edição impressa. Em entrevista à publicação, a promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso Ana Luiza Avila Peterlini de Souza revelou que o desmatamento químico é mais difícil de detectar, parece um incêndio e pode desmatar milhares de hectares em pouco tempo.

“Os criminosos estão sempre à frente de nós”, alertou Ana Luiza Peterlini. Segundo a promotora, os fazendeiros estão recorrendo a produtos químicos para evitar a detecção por meio dos sistemas de monitoramento via satélite, uma das defesas primárias contra o desmatamento. Esses sistemas apontam o desaparecimento abrupto da floresta, evidenciando corte raso ou queimada. Já os herbicidas fazem com que as árvores percam lentamente as folhas e sequem até morrer, dificultando diferenciar o processo de uma morte natural da árvore.

Conforme a reportagem, o desmatamento químico representa uma ameaça ainda maior se comparado aos meios tradicionais, uma vez que traz consequências mais danosas ao meio ambiente, como a contaminação do solo e de águas subterrâneas. Além disso, a pulverização aérea pode causar o envenenamento de pessoas.

A publicação cita o caso do pecuarista denunciado pelo MPMT, que se tornou réu por cometer um dos maiores desmatamentos ilegais no Brasil, utilizando-se de produtos químicos. Ele é acusado de pulverizar agrotóxicos em 300 quilômetros quadrados de vegetação na região do Pantanal, a maior planície alagável do mundo. O MP busca indenização no valor de US$ 1 bilhão em compensação pelo dano ambiental.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem mais 421 novos casos de dengue e 194 chikungunya

O ministério da Saúde divulgou, no painel de arboviroses,...

Leo Santana canta hoje no Festeja Sinop

O cantor Leo Santana se apresentará, hoje, a partir...

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em entrada de bairro em Sinop

O acidente envolvendo um veículo Volkswagen Gol prata e...
PUBLICIDADE