PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20 em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Saúde realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso na próxima semana, dia 20. Coordenada pela secretaria e executada pelos municípios, a ação tem o objetivo mobilizar a população contra a propagação do vírus da Influenza. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. No total, 364 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação no estado.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explicou que a data representa busca dar visibilidade à vacinação. “Essa é mais uma ação que vem para somar com as ações estipuladas pelos próprios municípios. A ideia é que, no dia 20 de abril, a Saúde Pública de Mato Grosso intensifique a imunização contra a Influenza e conscientize a população da importância da vacinação”, disse. 

Para ela, o papel dos municípios é fundamental em todos os processos que resultam na vacinação do grupo prioritário. “O nosso objetivo é efetivar as ações da campanha em regime de colaboração com todos os municípios, para que, de forma simultânea, o Dia D seja efetivo e alcance um resultado igualitário em todos os 142 municípios”, ressaltou.

Alessandra ainda reiterou a importância de os pais comparecerem aos postos de vacinação com seus filhos. “É fundamental que a população compareça aos pontos de vacinação e que os responsáveis levem as crianças para vacinar. A data é mais uma oportunidade de se proteger contra a influenza e evitar a propagação e os casos graves da doença.”

Os grupos prioritários a serem vacinados pela Campanha de Vacinação contra a Influenza são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas ou com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereador de Nova Mutum passa por cirurgia após acidente

Boletim médico divulgado, ontem, pelo hospital em Nova Mutum,...

Aeroporto de Rondonópolis recebe mais de 11 mil passageiros no trimestre

O aeroporto de Rondonópolis recebeu 4,03 mil passageiros no...

Empresas de Lucas contratam mais de 100 e salários chegam a R$ 4,6 mil

As empresas no município iniciam a semana contratando 101...
PUBLICIDADE