terça-feira, 3/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Justiça cassa diploma de prefeita em MT por distribuir dentaduras

PUBLICIDADE

A juíza da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, Silvia Renata Anffe de Souza, cassou o diploma da prefeita reeleita do município de Planalto da Serra, Angelina Pereira (PSDB), e do vice-prefeito, Marcos Antônio Sampaio Rodrigues (PHS). A decisão atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e decretou a inelegibilidade pelo período de oito anos. Ainda cabe recurso da decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Ambos são acusados de abuso de poder político e econômico pela distribuição de próteses dentárias, a popular dentadura, para obter votos de eleitores, o que configura em compra de voto. A denúncia narra que enquanto candidatos à Prefeitura de Planalto da Serra, Angelina Pereira e Marcos Rodrigues, dispensaram licitação para contratar, em setembro, um odontólogo responsável em confeccionar mais de 200 moldes de próteses dentárias, o que é proibido pela legislação em período eleitoral.

Na decisão, a magistrada ressaltou que não há “controvérsia quanto à entrega das próteses dentárias descritas na inicial. Sendo, inclusive, admitida na defesa” da prefeita e do vice, onde afirmam que a entrega de próteses faz parte do programa do Governo Federal denominado ‘Brasil Sorridente’, cujos serviços são prestados junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda foi ressaltado que a compra de votos por meio da distribuição de dentaduras fere a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, por isso, no ano em que se realizar eleição fica proibido a distribuição de bens valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peixoto deve desafogar a rede primária de saúde com nova unidade; R$ 2,2 milhões

A prefeitura em Peixoto de Azevedo fará concorrência eletrônica,...

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...
PUBLICIDADE