PUBLICIDADE

Sefaz divulga índice preliminar do IPM dos municípios mato-grossenses

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou os índices percentuais preliminares de participação dos municípios mato-grossenses na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que entrarão em vigor em 2017. Os números do IPM constam em portaria publicada no Diário Oficial que circulou na última sexta-feira. Do total arrecadado referente ao ICMS, 75% ficam com o Estado e 25% são destinados aos municípios.

O IPM é a soma de seis coeficientes que totalizam 100% dos 25% que devem ser repassados às prefeituras. A Constituição Federal prevê que, no mínimo, 75% dessa cota devem ser atribuídos ao Índice do Valor Adicionado (IVA) – que mede a atividade econômica dos municípios – de forma que os outros 25% ficam a critério dos estados definirem a destinação.

Para garantir que municípios pequenos, com baixas taxas do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com pouca produção, seja na indústria, comércio, serviços ou atividade rural, possam receber o IPM de forma justa, a distribuição dessa cota prevê, conforme a Lei Complementar Estadual nº 157/2004, 11% de Coeficiente Social, de maneira que quanto menor o IDH do município, maior o valor repassado; 5% de Unidade de Conservação/Terra Indígena (UCTI), que também é uma forma do Estado contemplar municípios que possuem grandes áreas onde não é possível produzir; 4% de Tributação Própria; 4% de População; e 1% de Área Territorial.

O IPM preliminar e o definitivo são publicados por meio de portarias, sendo que o primeiro até 30 de junho de cada ano e, o segundo, 60 dias após, para aplicação no ano seguinte. As prefeituras terão o prazo de 30 dias corridos, contados a partir da publicação da Portaria nº 125/2016, para apresentação de impugnações.

De acordo com a Gerência de Índice de Participação de Municípios (GIPM) da Sefaz-MT, os municípios podem melhorar sua participação para que o índice final melhore ou se evite quedas acentuadas. A recomendação é trabalhar individualmente o índice de cada componente para melhorar o resultado final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE