sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Taques pode perder 3 secretários com decisão do STF

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) poderá ter demitir três secretários em 20 dias, devido a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu hoje, que integrantes do Ministério Público não podem ocupar cargo público sem se desvincular do órgão de origem.

Atualmente compõem o staff de Pedro Taques, os promotores Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza (secretária de Meio Ambiente), Maria Fernanda Corrêa da Costa (secretária Adjunta de Meio Ambiente) e Fábio Galindo Silvestre (secretário de Segurança Pública). Vale lembrar que os promotores também podem optar pela exoneração dos cargos de promotor ou procurador.  O governador deve conversar com os 3 se permanecem no executivo ou reassumem funções no Ministério Público.

A polêmica surgiu diante da nomeação do ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, coloca na mesma situação 11 secretários estaduais e legislativos país afora.

A mudança ocorreu após PPS entrar com recurso para impedir que Silva, por ter cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia (MP-BA), não pode ocupar o cargo.

Os ministros Gilmar Mendes (relator), Rosa Weber, Teori Zavascki, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram para impedir que um membro do MP exerça cargo no poder Executivo. Depois de Fux, votaram também Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. O placar foi de 10 a favor da ação e 1 voto contra.

O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello, que alegou a cassação do decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que nomeou Wellington ao cargo agravaria as crises política e econômica ‘já sem precedentes‘ no país.

(Atualizada às 08:45h em 10/3)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE