segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Sinop: TCE é elogiado por gestores como parceiro dos municípios com programa Gestão Eficaz

PUBLICIDADE

O ciclo de capacitações que o Tribunal de Contas de Mato Grosso foi concluído, hoje, em Sinop com a realização do Programa Gestão Eficaz, voltado para prefeitos, vice, controladores internos, pregoeiros e demais agentes públicos. O programa busca preencher uma lacuna na formação dos servidores, já que se propõe a esclarecer as dúvidas mais frequentes que chegam à consultoria técnica do órgão de controle externo, como contratação de pessoal e licitações.
 
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, classificou o programa como indispensável neste momento de modernização do Tribunal de Contas, que considera mais importante a missão de orientar do que a de fiscalizar. "Nós temos consciência da nossa importância como órgão de orientação e precisamos sair da nossa zona de conforto", destacou. Antonio Joaquim lembrou que o programa completou 10 anos de existência e que o resultado do trabalho pode ser observado na melhoria da qualidade da gestão. "As instituições só devem existir se forem úteis ao cidadão", avaliou, através da assessoria.
 
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, participou e ressaltou a importância de levar o Gestão Eficaz aos municípios no primeiro ano de governo dos prefeitos, principalmente para aqueles que, como ela, estão no primeiro mandato. Ela reforçou que o programa chega em um momento importante, de crise econômica, em que os gestores precisam fazer mais com menos, e usar a criatividade, com responsabilidade, para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
 
O secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva, abordou regime jurídico de trabalho dos serviços públicos (concurso público, contratações). Já o auditor externo Guilherme de Almeida falo sobre conceito e aspectos polêmicos de licitações públicas e o auditor Gabriel Liberato Lopes tratou de Gestão de Frotas e Gestão de Programas de Alimentação Escolar.

As atividades do TCE iniciaram na quarta-feira com o programa Democracia Ativa e com orientações e palestras para vereadores de 17 cidades da região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE