sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Vantagens e desvantagens da lipoaspiração a laser

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com as novas tecnologias surgindo em todas as áreas, a cirurgia plástica tem sido muito beneficiada para as pessoas que querem melhorar a aparência física.

Uma das que tem sido anunciada como novidade, mas já tem alguns anos no mercado é a lipoaspiração a laser que é muito semelhante à lipoaspiração tradicional, tendo seu período de recuperação reduzido,  porém não é indicada em todos os casos.

Mas qual a diferença  da tradicional? Na lipoaspiração a laser antes de a gordura ser aspirada, ela é rompida com laser facilitando a sua retirada. O laser chega até os depósitos de gordura através de uma cânula com uma fibra ótica acoplada. O laser, normalmente de CO2 ou de Diodo, atua através da fibra ótica, quebrando a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se dissolvam.

O procedimento também é feito em hospital como a lipo tradicional com anestesia, risco cirúrgico e  não é indicada para pacientes com estrias, excesso de pele flácida e com pouca elasticidade, que sejam hipertensas, diabéticas e obesas. Ela é mais indicada para paciente com pouco depósito de gordura que esteja dentro do peso saudável, para evitar complicações durante a operação.

Ela pode ser feita  em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) e pode durar de  1 e 4 horas com internação de 24 horas.

A recuperação desta cirurgia costuma ser mais rápida. O repouso é de 3 a 5 dias e em 15 dias está liberado para atividades cotidianase exercícios físicos. Pode haver manchas roxas por até duas semanas e é indicado usar o macaquinho modelador por 45 dias.

As desvantagens são que pode advir uma má cicatrização das incisões, irregularidades e depressões em áreas aspiradas em demasia e assimetria de contorno pelo mesmo motivo. O maior risco é que  pode ocorrer queimadura na pele quando a energia do laser se concentra em foco na mesma, portanto sua escolha deve ser ponderada com um cirurgião plástico que tenha registro no Conselho Regional de Medicina( CRM), Registro de Qualificação de Especialização(RQE) e ainda se faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP, por conta dos riscos.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico em Mato Grosso

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...