quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Autoridades discutem violência nas escolas dia 13 em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Várzea Grande sedia dia 13 a reunião do Fórum Municipal Permanente Paz na Escola, do projeto Paz na Escola da Secretaria de Estado de Educação. Em parceria com Segurança Pública (Sesp) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), autoridades tem discutido e visado ações efetivas à prevenção e o combate a violência nas unidades escolares do Estado, com criação dos fóruns. No último encontro, na quinta-feira (31), foi formalizada a implantação de mais um Cuiabá. Os participantes deram início à composição, com missão de trabalho pela proposição e o acompanhamento das ações.

Coordenado pelo gerente de projetos educativos da Seduc, Allan Kardec Benitez, o encontro deliberou a escolha dos representantes de uma Escola por região da cidade, para compor o Fórum além de apontar as entidades que terão assento permanente no Fórum. De acordo com o técnico responsável pelo projeto Paz na Escola da Seduc, Marcelo Cruz, a criação dos fóruns foi "proposta pela sociedade durante a realização do grande encontro estadual que debateu a questão da violência escolar", realizado em novembro do ano passado, em Cuiabá.

Durante a reunião, o responsável pelo programa Escola Segura, Major da Polícia Militar, James Ferreira destacou a importância da participação no Fórum de todos os segmentos que trabalham com a Educação. "A criação desses espaços de debates e proposições com participação de educadores dos profissionais da segurança e da comunidade é fundamental para criarmos uma rede de proteção com foco na prevenção, mas também tratando de ações de combate a violência escolar", afirmou. Ele ainda ressaltou a participação dos profissionais da Sejudh, que junto com as demais Secretarias desenvolvem ações do Plano Estadual de Enfrentamento às drogas, do qual o Escola Segura é uma das ferramentas.

Além de Seduc e Sesp, o Fórum de Cuiabá contará com um representante por região (norte, sul, leste e oeste) de Cuiabá da Assessoria Pedagógica, Policias Militar e Civil, Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente e de Escolas Estaduais. Também haverá a participação de um representante da Assembléia Legislativa, do Juizado da Infância e da Juventude, da Rede Cidadã, do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O gerente de Projetos Educativos da Seduc, Allan Kardec Benitez informou que os Fóruns terão regimento interno e autonomia para propor ações que serão executadas pelo Estado. Ele citou que em "cada município que for constituído o espaço, membros se reunirão mensalmente para avaliar as ações desenvolvidas para propor correções ou mudanças nas políticas implementadas", disse.

O projeto Paz na Escola teve início em 2011 com a realização pela Seduc de 24 encontros voltados à discussão dos problemas e apontamentos de soluções sobre a violência nas Escolas. No período também foi criado o Núcleo Escola Segura (NES) com a participação de diversas Secretarias e órgãos de Estado. As sugestões reunidas nos encontros foram reunidas e sistematizadas no Fórum Estadual realizado em novembro, na capital.

Assim como a proposta de criação dos Fóruns Municipais Permanentes houve a apresentação de demanda por mais investimentos em segurança nas Escolas. Nesse sentido Seduc deu início a repasses de pouco mais de R$ 500 mil em 40 unidades que registraram problemas de violência interno e no entorno.

Os repasses de R$ 14.500 de verbas emergenciais para cada uma dessas unidades localizadas em comunidades com alto índice de vulnerabilidade começaram ainda em 2011. Os recursos são para colocação de câmeras de monitoramente da área interna das unidades, ampliação e reforço de muros, e demais ações voltadas para a segurança.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá mais um caminhão pipa para combater queimadas

A prefeitura definiu licitação para a compra de caminhão...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...

Duas carretas e caminhonete se envolvem em acidente em Mato Grosso; um morto

O acidente envolvendo a Toyota Hilux prata, carreta Volvo...

Sorriso: gato preso em copa de árvore é resgatado pelos bombeiros

O filhote de gato foi salvo por militares do...
PUBLICIDADE