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Ferronorte deve "chegar" em Rondonópolis só em 2013

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A previsão dos governos federal e estadual é que os trilhos da Ferrovia Senador Vuolo (Ferronorte) “cheguem” em Rondonópolis, no primeiro semestre de 2013, com um terminal distrubído em uma área de 400 hectares, levando Mato Grosso a ter uma das maiores extensões de linha férrea no país. A expecativa foi reforçada, ontem, na inauguração oficial do terceiro terminal de cargas, em Itiquira, com cerca de 120 quilômetros de trilhos até Alto Araguaia. Participaram da solenidade o governador Silval Barbosa, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

A Ferrovia e o terminal de cargas de Itiquira – construído e operando pela Seara – fazem da região um polo de desenvolvimento, melhorando o escoamento da produção do Estado e diminuindo o preço do frete, além de aumentar o poder de competitividade com outros estados. Só o terminal de Itiquira conta com uma área de 70 hectares e cerca de seis quilômetros de extensão, com perspectivas de gerar 210 empregos diretos, e capacidade de 100 mil toneladas/dia e movimentação estimada é de 2,5 milhões de toneladas/ano.

O ministro Paulo Passos lembrou que Mato Grosso tem capacidade transformadora e por isso é diferenciado. “Não há país que se desenvolva de forma sólida sem uma infraestrutura sustentável”, disse Passos ao completar que assim o Governo Federal entendeu que o projeto da Ferronorte não podia ser adiado. Ele destacou que governo federal inclusive tem liberado bilhões para investimento na logística, no Estado, pautando o esforço do então presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees, e cobrando do atual presidente, Eduardo Pelleissone, o mesmo compromisso com o Brasil, e na entrega do trecho de Itiquira a Rondonópolis.

Para o governador, a ferrovia transforma a região e traz um novo desafio de desenvolvimento de todos os setores econômicos, com a geração de oportunidades de trabalho e investimentos, e ainda a melhoria estrutural da cidade. Silval garantiu investimento de R$ 23 milhões para o recapeamento de 36 km de estrada de acesso ao terminal. “Se o Estado não estiver presente as coisas não acontecem, por isso vamos ajudar a alavancar a infraestrutura necessária na região”, concluiu.

Paulo recordou ainda, que para investimentos na logística de Mato Grosso, o Ministério dos Transportes liberou recursos para a duplicação da BR 163 entre Rondonópolis e o Posto Gil no valor de R$ 1,1 bilhão, em torno de R$ 1 bilhão para asfaltamento das BRs 242 e 158, mais recursos para a pavimentação da rodovia que corta a região do Araguaia, entre outros com apoio decisivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já para julho deste ano está previsto o lançamento dos editais de licitação para os oito lotes da duplicação da BR163.

No segmento de ferrovias, também é aguardada a construção de mais mil quilômetros de extensão da Ferrovia Centro-Oeste (Fico) que de Campinorte (GO) passará por Lucas do Rio Verde (MT), lembrou ainda o ministro dizendo que Mato Grosso ganhará ainda custos mais baratos, maior competitividade e maior estímulo ao produtor.

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