PUBLICIDADE

Funai manda equipe a área conflito entre índios e fazendeiros na divisa de MT-PA

PUBLICIDADE

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília devem seguir, ainda hoje, em avião fretado, para a zona de conflito entre índios e fazendeiros, na divisa entre Mato Grosso e Pará. O coordenador da fundação em Colíder, Sebastião Martins, disse, esta manhã, ao Só Notícias, que a intenção é ouvir os indígenas e avaliar a situação.

O coordenador afirmou que ainda é aguardada confirmação da ida de policiais federais à região de conflito para serem identificadas e presas as pessoas que atearam fogo em um veículo, usado pelos índios. Apesar disso, reforçou que “estamos monitorando. Está sendo orientado calma e paciência e muita cautela”.

Os indígenas querem o início do estudo antropológico para a demarcação e inclusão das terras, limitadas entre os municípios mato-grossenses de Santa Cruz do Xingu e Vila Rica, e a divisa com São Félix do Xingu (PA), em uma reserva indígena. Também querem que estabelecimento como pousada sejam lacradas, já que, segundo Sebastião, a área é de preservação permanente, e estariam instalados irregularmente.

Segundo ele, os estabelecimentos atraem um grande número de pessoas, principalmente pescadores, o que, entre outros fatores, causa a depreciação do ecossistema e preocupa os índios, que tem forte tradição cultural na região. Mencionou que já notificações já foram emitidas pelo Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde realiza primeira cirurgia de angioplastia pelo SUS

Lucas do Rio Verde celebra mais um marco histórico...

Ministro do STF barra retirada de 5 mil famílias de área ocupada em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu...
PUBLICIDADE