sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Senador Magno Malta participa de audiência em MT na segunda-feira

PUBLICIDADE

Inclusão de disciplina sobre prevenção e combate à violência infanto-juvenil na grade curricular da Universidade Pública. Este será um dos principais assuntos a ser debatido durante audiência pública na segunda-feira (16) sobre Políticas Públicas para a Proteção de Crianças e Adolescentes. Requerido pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), o evento acontecerá a partir das 14h, e terá a participação do senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia.

De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, os primeiros que se encontram na linha de enfrentamento são os professores. Explica ainda que, mesmo quando a vítima de abuso não manifesta a agressão sofrida, é possível identificar mudanças de seu comportamento, nos desenhos que fazem, na queda do rendimento escolar. "Mas percebemos que falta orientação neste sentido. Muitos não estão preparados para lidar ou reconhecer casos de abusos", aponta ela.

Pensando nesta realidade, foi criado um grupo misto de trabalho, com membros do Legislativo, da Secitec, Setecs, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Apoio as Pesquisas (Fapemat), Conselho Estadual de Educação, entre outras entidades, para elaborar um documento preliminar dessa proposta. O documento será entregue ao presidente da Casa de Leis durante a audiência. "Acreditamos que sem a atuação da família e da escola não existe prevenção eficaz ao abuso sexual contra criança e adolescentes", destacou Janete.

O combate ao abuso sexual infanto-juvenil é uma das principais bandeiras da Sala da Mulher, coordenadoria responsável pelas ações sociais do Poder Legislativo.

DADOS – O número de crianças e adolescentes vítimas de violência aumentou 40% em Mato Grosso. A maioria de abuso e exploração sexual. De 8.136 atendimentos feitos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Estado, 2.459, o equivalente a 30%, foram a menores violentados sexualmente.

O balanço foi divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O maior número de vítimas está em Cuiabá, onde 304 menores receberam assistência após serem abusados ou explorados.

Maio é o mês de enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes. E, a audiência pública faz parte de uma série de eventos a serem realizadas em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e demais entidades afins, neste mês.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE