quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Nota no Enem cai em MT; TCE aponta que desafio para gestores é melhorá-la

PUBLICIDADE

O bom desempenho de alunos da rede pública de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, continua a ser um desafio aos gestores e às políticas públicas de educação estaduais e nos municípios de Mato Grosso. Essa é uma das constatações extraídas da 2ª Avaliação de Políticas Públicas em Educação e Saúde, realizada por técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

A análise revela que em 2008 os alunos da rede estadual atingiram a nota média de 32,60 na prova objetiva do Enem ante a média nacional de 36,13. Chama ainda atenção o fato de o desempenho estadual em 2008 ter sido aquém do resultado alcançado em 2007 (presente na 1ª avaliação de políticas públicas feita pelo TCE-MT), quando a nota média atingia a pontuação de 41,19.

Esses e vários outros dados, incluindo o desempenho de cada município, podem ser consultados entre os resultados da 2ª Avaliação de Políticas Públicas nas áreas de educação e saúde. Basta acessar o link Menu Principal – Políticas Públicas no site do TCE. O acesso é fácil e disponível a toda a população.

No campo da educação estadual, a avaliação afere a taxa de escolarização líquida (15 a 17 anos); a taxa de abandono no Ensino Médio; o desempenho médio na prova objetiva do Enem; a taxa de abandono até a 4ª Série e da 5ª à 8ª Séries; e a proporção de escolas estaduais com nota na Prova Brasil 2005 inferior à média nacional, considerando as disciplinas de Matemática e Português voltada a alunos tanto da 4ª como 8ª Série.

Já no âmbito das políticas públicas de educação municipais, a avaliação feita pelo TCE abarca a taxa de cobertura potencial na educação infantil (razão entre o total de matrículas e a população de 0 a 6 anos); taxa de reprovação e taxa de abandono até a 4ª Série e da 5ª a 8ª Série; a distorção idade-série até a 4ª Série (proporção de alunos numa determinada série com idade superior à esperada em relação à matrícula total); e a proporção de escolas municipais com nota na Prova Brasil 2005 inferior à média nacional, considerando as disciplinas de Matemática e Português, voltada a alunos tanto da 4ª como 8ª Série.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE