sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que MT tem menor média de médicos por habitantes no Centro Oeste

PUBLICIDADE

Pesquisa demográfica de médicos no país aponta que em Mato Grosso o número de profissional por mil habitantes – 1,64 – é menor média nacional. Ao todo são 5.436 médicos. De todos os Estados do Centro Oeste, o volume menor de profissionais da área foi verificado no Estado.

A maioria (50,4%) está concentrada na Capital e em Várzea Grande, deixando o interior desguarnecido. A pesquisa aponta ainda que 60,7% é especialista, principalmente com idades dentre 30 e 39 anos (34%), e homem (60,8%).

As especialidades que têm mais profissionais são cirurgia geral (466), clínica médica (384), pediatria (425) e ginecologia (415). As que têm menos são genética médica (1), cirurgia torácica (6) e radioterapia (10).

A presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Maria de Fátima Carvalho, em entrevista à rádio Vila Real, hoje de manhã, ressaltou que o maior problema exposto pela pesquisa feita pela Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM), é a má distribuição dos profissionais da área. "Não é só a falta de médico que nos preocupa, mas de toda a equipe de saúde em várias localidades".

Segundo a presidente, em 5 décadas, aumentou em quase 700% o número de médicos em Mato Grosso, no entanto isso não garantiu a distribuição deles e só consolidou a concentração na região metropolitana.
Ressalta que nem mesmo o programa federal Mais Médicos garantiu a cobertura de todas as cidades.

"É preciso de uma política para fixar o profissional no interior, a exemplo do que acontece na carreira dos juízes", defende a presidente do conselho.

"O médico para ficar no interior precisa ter pelo menos estabilidade de emprego, porque muda governo e ele perde o emprego, salários dignos e condições de vida, porque sente dificuldade de estabelecer a família, até mesmo em escola, não tem condições de trabalho, não tem equipamentos, não tem equipe de apoio, faltam medicamentos e insumos, não conta com leitos de retaguarda, então vive uma angústia a cada dia", ressaltou.

A médica ressaltou a importância de valorizar a medicina primária para que atue antes da doença chegar porque casos complicados exigem mais especialistas e gastos.

Ressaltou que funciona o modelo de PSF que é utilizado em Cuba, Inglaterra e Canadá, referências internacionais em saúde de qualidade e que é o mesmo utilizado aqui.

Com relação à qualificação dos médicos, ela reclama do aumento desenfreado de escolas superiores, como as de Cáceres, Sinop e Rondonópolis, que sofrem com a falta de estrutura pedagógica importante para a boa qualificação do aluno. Disse que há sinalização para abertura também de curso de Medicina em Lucas do Rio Verde.

Sobre falsos médicos, destaca que é papel do diretor técnico do hospital checar toda a documentação dos contratados e que, se não fizer isso, pode responder a processo no Conselho. Sugere que a população consulte o site do CRM na aba "cidadão" e faça a busca pelo médico que estiver lhe atendendo para conferir se está regular no mercado.

Quanto aos erros médicos, afirma que pacientes insatisfeitos podem registrar denúncia no Conselho e que, depois disso, o acusado é processado, podendo ser punido, em casos drásticos, até mesmo com a cassação do registro profissional.

Sobre os problemas de saúde na Capital, afirma que são crônicos, devido à dificuldade das gestões municipais em instituir políticas de organização dos serviços.

Critica ainda o Estado por deixar hospitais do interior em crise. "É muito triste para a gente que caminha pelo interior, encontrar hospitais com estrutura para montar vários leitos, usando só parte da capacidade de atuação e, enquanto isso, as unidades da capital estão superlotadas.

No Hospital Regional de Sinop, por exemplo, segundo ela, a capacidade de instalação é de mais de 100 leitos, mas só 50 estão funcionando.

Ressalta que enquanto houver migração em massa de doentes do interior para Capital, desaguando no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá será difícil controlar a superlotação em corredores e melhorar a prestação de serviços.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE