quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Estado tem 311 casos de microcefalia registrados

PUBLICIDADE

O monitoramento da Vigilância em Saúde do Estado observou um aumento de três novas notificações se comparado com o último boletim, na semana anterior. Ao todo, são 311 casos de microcefalia notificados até o dia 24 deste mês, dos quais 108 permanecem em investigação.

Os casos foram notificados por 52 municípios, entretanto permanecendo a maioria concentradas na região Centro-Sul do Estado com 105 notificações em Rondonópolis, 57 em Cáceres, 40 na capital e o restante com distribuição dispersa.

Segundo a classificação final, 25 municípios já descartaram 155 casos notificados para microcefalia. Após a reavaliação clínica, de exames de imagens e do perímetro cefálico, constatou-se  que estavam dentro da normalidade e sem alterações do SNC.

Apenas 48 dos casos foram confirmados com microcefalia e/ou alterações do SNC. Destes, 39 casos foram por exame de imagem, detectando alteração típica em 13 municípios: Cáceres, Claudia, Comodoro, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, São José do Povo, Sapezal, Sorriso, Tapurah e Várzea Grande.

Oito casos por amostra positiva de vírus Zika, nos municípios de Cuiabá e Primavera do Leste e um caso de Sinop, foram detectados. O Monitoramento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde registrou 23 óbitos após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto).

Comparado com a semana anterior, foi notificado dois óbitos, sendo um pelo município de Barra do Garças, que se encontra em investigação, e outro se trata de um aborto espontâneo na capital, cuja mãe foi diagnosticada com presença de vírus Zika.

Foram descartados quatro óbitos, sendo três em Guarantã do Norte e Mirassol d´Oeste, por serem notificados através da busca retrospectiva nos prontuários médicos, impossibilitando a coleta de amostras para envio e um caso de Cuiabá por apresentar amostra negativa para o vírus Zika. Os demais estão aguardando resultados de exames para classificação do caso.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça aos municípios para que continuem a investigação, conforme Protocolo de Vigilância, para confirmação ou descarte dos casos, contribuindo com informações precisas necessárias ao acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE