quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Investidores chineses visitam cidade do Nortão e avaliam investimentos no setor de energia solar, diz prefeito

PUBLICIDADE

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Mauricio Ferreira de Souza (PSDB) disse, em entrevista, ao Só Notícias, que recebeu um grupo de executivos representado uma empresa multinacional chinesa interessada em implantar um projeto de geração de energia através de placas solares em propriedades rurais em unidades públicas. A previsão é que o valor do investimento seja definindo nos próximos 12 meses. A visita foi intermediada através da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento).

"Eles conheceram a estrutura do município através do MT Fomento, querem fazer investimentos na área de energia solar, visitaram alguns garimpos que tem um alto consumo de energia elétrica. Agora faremos um projeto do investimento total da nossa região. Depois disso, devem retornar para discutir a implantação. Após isso, vamos definir uma área onde poderemos colocar essas placas”, disse.

A intenção do gesto é aplicar as placas solares no hospital regional para gerar economia de pelo menos R$ 300 mil, por exemplo. “Nós gastamos em média R$ 300 mil só com energia elétrica por ano para manter a unidade funcionado. Com investimento deste nos vamos gastar apenas com a estrutura das placas. Depois disso, o valor será bem menor. O retorno desse valor poderíamos aplicar em medicamentos, médicos e atendimentos mais qualificados com especialistas. Nós vemos dessa forma positiva. O que deve ocorrer é que estaríamos gerando energia para rede e, com isso, barateando a nossa própria”.

O projeto também deve se aplicado nas pequenas e médias propriedades rurais. “Nós também estivemos visitando algumas propriedades rurais que trabalham com piscicultura. Eram áreas de garimpo que foram transformadas nesses tanques de peixes. É um dos maiores produtoras de pirarucu. Neste local, ele já utiliza as placas solares. A intenção é beneficiar os pequenos agricultores. Tem tudo para dar certo. Agora é elaborar os projetos com demandas para colocar em prática. O que for preciso para ajudar com incentivos focais nós faremos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE