sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Operação integrada cumprem 13 mandados no combate a facções criminosas em Cuiabá

PUBLICIDADE

Os mandados são de busca e apreensão e estão sendo cumpridos, esta manhã, em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas em endereços residenciais nos bairros CPA (setores I, II, III e IV), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio, todos localizados em Cuiabá. As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado são executadas no âmbito da operação "Panóptico Integrada – Fase 2", pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Até o momento três pessoas foram presas. Um jovem, de 22 anos, foi preso por associação criminosa, e o aparelho celular foi apreendido contendo imagens e grupos do Comando Vermelho. Um homem, de 37, foi preso em flagrante com uso de documento falso, e também tinha mandado de prisão em aberto por roubo, e uma mulher, de 26 anos, que tinha mandado em aberto, também foram presos.

Os mandados foram representados pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) para buscas e apreensões de materiais probatórios, com foco a fortalecer investigações desenvolvidas na unidade, referente a atuação de integrantes de organização criminosa, liderados por faccionados recolhidos em unidades prisionais de Mato Grosso.

A operação de caráter preventivo objetiva coletar dados sobre a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes, como tráfico de drogas, atentados a membros e órgãos públicos, crimes patrimoniais (roubos e furtos a residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros. 

Conforme o secretário de Segurança Pública, Gustavo Francisco Garcia, a ação demonstra a união e os esforços dos órgãos estaduais e agora com reforço federal no combate ao crime organizado.

 "Estamos potencializando nossas forças operacionais, incluindo todo o sistema de segurança pública estadual, sistema penitenciário, o Ministério Público, o poder judiciário, e agora a Polícia Federal para trabalhos conjuntos em resposta às ações da criminalidade organizada", afirmou por meio da assessoria.

Panóptico significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

(Atualizada às 14h35)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Foragido há dois anos por estupro é localizado e preso em Mato Grosso

Um homem considerado foragido por crime de estupro de...

Dono acha motocicleta furtada no Nortão

O jovem, de 24 anos, relatou para a Polícia...

Homem é preso suspeito de abusar da enteada de 11 anos em Sinop; irmã flagrou ato

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança,...
PUBLICIDADE