terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Aeronáutica aprova documentação e instalação de equipamentos no aeroporto que melhoram segurança entra na reta final

PUBLICIDADE

O presidente da empresa de consultoria contratada pela Unesin (União das Entidades de Sinop) para fazer o projeto de ampliação e homologação dos equipamentos do aeroporto sinopense, Hammer Schmidt, confirmou, ao Só Notícias, que foi aprovada a instalação dos equipamentos do EPTA, que vai garantir maior segurança nos pousos e decolagens principalmente em período chuvoso. “Foi feito processo de autorização homologação dos equipamentos, junto ao comando da Aeronáutica, através do Sindacta IV, em Manaus, para implantação de apoio para as aeronaves que trafegam em Sinop em situação degradada de meteorologia, teto baixo, visibilidade baixa, coisas do gênero. Foi emitido um certificado de autorização de projeto que autoriza a concessionária a efetivamente fazer a instalação desses equipamentos”, explicou, ao Só Notícias.

Segundo Hammer, no início da próxima semana a empresa responsável pela instalação vem para Sinop em posse do certificado de aprovação de projeto, emitido pela Aeronáutica, e já pode concluir a implantação de aparelhos efetivamente. "Eles já podem conectar todos esses equipamentos ao quadro de força de energia do aeroporto e ao sistema. Aí, a partir do dia 22, o Sindacta IV deve se deslocar para Sinop uma equipe de vários militares, das mais variadas especialidades para fazer a inspeção que deve demorar de dois a quatro dias. Uma vez que eles (Aeronáutica) entendam que a instalação foi completada com sucesso, eles emitem uma autorização provisória de funcionamento até que a portaria seja publicada tornando definitiva a operação por equipamentos em Sinop. Mas já vai poder ser usado esse novo sistema”.

O empresário acrescentou que “será instalada uma frequência em VHF, usada pelo operador em solo para falar com o piloto da aeronave. Também será instalada uma estação meteorológica, que fica perto da pista, e vai oferecer ao operador as informações que ele vai passar para o piloto. Essas informações são veiculadas de hora em hora em uma rede mundial de informações de meteorologia e qualquer pessoa vai poder verificar as condições em Sinop. Já o PAPI (que já está instalado), que também faz parte dessa estação, vai oferecer ao piloto que está pousando, uma rampa virtual, com luzes ideal de aproximação para que a operação por instrumento se complete”, explicou.

O presidente informou ainda que, com a implantação desses equipamentos, 80% dos trabalhos estarão concluídos. “Vai faltar só o trâmite interno, como a certificação dos procedimentos. Nós estamos procurando fazer o mais rápido possível, cumprindo todo o procedimento que está previsto na legislação", finalizou.

A Unesin iniciou, em fevereiro, mobilização para contratar a empresa e resolver todas as pendências técnicas com os equipamentos, que se arrastavam desde o ano passado, e atender as exigências da Aeronáutica. Foi feita promoção para arrecadar dinheiro e bancar os custos com a empresa contratada.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli (PR) também vem trabalhando, desde que assumiu, buscando junto aos órgãos federais e governo do Estado viabilizar o funcionamento dos equipamentos no aeroporto presidente João Figueiredo e sua gestão trabalha em parceria com a Unesin.

(Atualizada às 08:08h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é socorrido após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente envolvendo a Honda CG Titan verde e...

Carro pega fogo e fica destruído em Sinop; vídeo

O incêndio em um Fiat Uno vermelho foi, há...
PUBLICIDADE