sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Garimpo ilegal em Pontes e Lacerda é totalmente desocupado

PUBLICIDADE

O garimpo de Serra da Borda, na cidade de Pontes e Lacerda, foi totalmente desocupado neste fim de semana. A Polícia Militar informou que a saída dos garimpeiros ocorreu de forma pacífica e que a partir desta hoje começou a limpeza no local.

O coronel da PM, Alberto Barros Neves, explicou que os trabalhos de retirada dos garimpeiros foi dividida em quatro fases. A primeira foi de 12 a 15 deste mês quando os exploradores deixaram o garimpo de forma espontânea. A segunda fase teve início, no dia 16, quando a PM instalou uma base permanente na entrada do garimpo e todos que passavam pelo local eram revistados.

A terceira iniciou hoje com a limpeza do local para a realização da quarta fase, a partir do dia 20 que é a chegada da Força Nacional e Exército para impedir a volta da exploração de ouro ilegal.

O isolamento deverá durar até que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorize a exploração do ouro por uma empresa privada no local.

Duas escavadeiras foram apreendidas, neste final de semana. A polícia diz que os proprietários cobravam R$ 500 para que as máquinas fossem usadas pelo período de meia hora.

Mais de duas mil pessoas voltaram ao garimpo ilegal desde o início do mês passado. O Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça Federal de Cáceres a retirada dos invasores por meio tropas da Força Nacional, Exército e Polícia Federal.

Neste período cerca de 30 pessoas foram presas e duas mortas, dentre elas, um adolescente de 12 anos atingido por um disparo acidental enquanto ajudava os pais a procurar ouro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE