sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Fiscais da Sema apreendem 115 quilos de pescado irregular em MT

PUBLICIDADE

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreenderam 115,3 quilos de pescado irregular durante operação entre os dias 20 e 25 deste mês, na região do rio Culuene, em Canarana e Gaúcha do Norte, e no rio das Mortes, no município de Nova Xavantina. A ação foi efetuada por fiscais da Diretoria da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, em conjunto com a Polícia Militar.

De acordo com informações da assessoria, com a cooperação do Ministério Público de Canarana, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar para verificação de denúncias de estoque irregular de pescado na região do rio Culuene. De 115,3 quilos de pescado irregular apreendido, havia espécie proibida de captura (filhotes), além 2,5 quilos de carne de animal silvestre (anta) e apetrechos para a prática da pesca predatória, como redes, tarrafas e espinheis. No município de Nova Xavantina, também foram encontrados apetrechos de pesca predatória.

No total, durante os cinco dias de operação, os fiscais apreenderam 175 pindas, cinco espinheis, 15 redes, 11 tarrafas, um motor rabeta, 27 galões, 2,5 kg de carne de caça, 115,3 kg de pescado e um freezer. O pescado foi doado para instituições filantrópicas de Canarana e a caça à Fundação Nacional do Índio (Funai), de Barra do Garças.

Desde o início do período de Piracema, em novembro de 2013 até janeiro de 2014, a Sema já apreendeu em operações de combate à pesca depredatória 6.459,27 kg de pescado irregular, o que totaliza 6,49 toneladas.

Durante as operações, 9,656 pessoas foram abordadas e receberam orientações e 3.554 veículos foram vistoriados, além de 636 embarcações. Entre as apreensões estão oito veículos, 78 embarcações, quatro animais silvestres, 10 quilos de carne de caça, 3.072 apetrechos de pesca, 24 armas e três motores.

A Sema emitiu 30 Autos de Infração, 137 Autos de Inspeção, 127 Termos de Apreensão e 20 Termos de Doação. Ao todo, 46 pessoas foram presas até o momento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE