quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT vai levar educação superior a reeducandos da Penitenciária Central do Estado em Cuiabá

PUBLICIDADE

Com objetivo de proporcionar a ressocialização de detentos do regime fechado pela via da Educação Superior, a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional, iniciou tratativas para o estabelecimento de termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos para operacionalizar o Projeto “Liberdade de Direito e de Fato”, desenvolvido pela direção da Penitenciária Central Estado , no bairro Pascoal Ramos. A reitora da UFMT, professora Myrian Serra, visitou o espaço físico nas dependências da Penitenciária, que abrigará uma biblioteca, um laboratório de informática com internet e a sala de tutoria para atender os estudantes do projeto, que receberão material didático e terão acesso ao ambiente virtual do curso. Serão oferecidas inicialmente 18 vagas do curso de Administração Pública, na modalidade Ensino a Distância (EaD), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A reitora reconheceu o esforço dos idealizadores do projeto e pediu empenho de toda sua equipe e das instituições envolvidas para que o projeto dê certo e se transforme num modelo a ser seguido por outras instituições do Brasil. “Estamos oferecendo o que temos de melhor, pois trata-se do curso, na modalidade a distância, com a melhor avaliação do Governo Federal”, pontuou a professora Myrian Serra, acrescentando que o fato da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acolher a proposta e ser a principal fomentadora do projeto, é muito significativo diante do atual quadro de cortes de gastos e de investimentos em Educação no qual o país está inserido.

Segundo o professor Alexandre dos Anjos, o processo especial de seleção ocorrerá até o final do junho e a previsão é que os novos estudantes comecem suas atividades acadêmicas em julho.

O diretor da penitenciária, Roberval Ferreira Barros ressaltou a importância da parceria com a UFMT e expressou seu desejo de ampliar esse acordo para outras áreas, como a da saúde, por exemplo. Para ele, o projeto estimula a cidadania dos internos, conferindo-lhes autonomia social. “Não adianta o preso pagar sua pena e voltar mais despreparado para a sociedade do que quando ele entrou, levando-o a cometer novos crimes”, observou o diretor.

Segundo os coordenadores, o projeto tem a função social de oportunizar condições de igualdade aos egressos, para que eles possam concorrer, de forma justa, por uma vaga de emprego no mercado de trabalho. “A ideia é qualificar o reeducando, devolvendo cidadãos mais preparados à sociedade”, explica Rege da Rocha, diretor adjunto do presídio.

De acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, o projeto tem o poder de minimizar os danos sociais causados pelo encarceramento, contribuindo para a humanização e ressocialização dos detentos. Opinião compartilhada pela presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Cuiabá (Comepec), Silvia Aparecida Tomaz, que enfatizou a importância da educação para a autoestima e para a recuperação e reinserção dos reeducandos na sociedade, conforme prevê a Lei de Execução Penal, que aponta o estudo como forma de ressocialização diminuição da pena. O Projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Servidores da Penitenciária Central (Aspec).

A informação é da assessoria.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE