sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: profissionais da rede municipal começam greve e fazem passeata; veja vídeo

PUBLICIDADE

Professores, técnicos, merendeiras, vigias e demais profissionais da Educação fazem, neste momento, passeata na área central marcando o início da greve, nas escolas, creches e centros de educação, por tempo indeterminado. Levando faixas, os profissionais saíram da praça Plínio Callegaro, passaram pelas pelas avenidas Júlio Campos, Sibipirunas e se concentraram em frente à prefeitura.

A presidente do Sintep, Sidinei Cardoso, disse, ao Só Notícias, que espera ter o apoio da sociedade para pressionar o poder público em busca de uma negociação, de forma que a greve seja encerrada o mais breve possível. Cerca de 14 mil alunos ficam sem aulas, com a paralisação.

A categoria quer equiparação salarial com funcionários estaduais e redução de carga horária. A prefeitura não aceitou fazer a equiparação para cerca de 1,4 mil servidores que o sindicato vem cobrando desde o início do ano. A prefeitura alega que não tem como fazer a equiparação salarial porque está no limite prudencial de gastos estipulado por lei.

"Mais uma vez a prefeitura vem com esta desculpa do limite e mostra falta de planejamento. A gente quer um plano para fazer a equiparação, que seja gradativamente em três anos. Quem trabalha 40 horas hoje, vai diminuir para 36 horas ano que vem. No próximo ano, reduziria para 33 e no terceiro ano cairia para 30 horas. Os professores estaduais fazem o mesmo trabalho dos municipais e recebem mais. Cobramos que seja igual", declarou ela.

Os professores da rede estadual trabalham 30 horas semanais e recebem R$ 1.747. Os municipais cumprem 40 horas e ganham R$ 1.697.

(Atualizada às 10:50h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE