sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Comunidade escolar elege 559 diretores em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dos 663 candidatos inscritos para o cargo de diretor de escola na rede estadual de ensino, 559 foram eleitos. A escolha aconteceu no dia 16 de novembro e foi realizada em 572 escolas. Dois postulantes disputaram sub judice e outros 87 não foram eleitos.

O resultado da eleição foi oficializado, hoje, pela Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A posse dos novos diretores está marcada para o dia 4 de janeiro de 2016. O pleito ocorreu dentro da normalidade e eventuais recursos serão analisados pela comissão eleitoral.

Na maioria das escolas, a disputa contou com apenas um candidato, porém a comunidade escolar poderia optar pelo não. A rede estadual de Mato Grosso tem 752 escolas, distribuídas nos 141 municípios.

Conforme o resultado, nove candidatos perderam para o não, quatro desistiram da disputa e existe o recurso para a realização de nova eleição em uma escola do município de Poxoréu e em outra em Chapada dos Guimarães. Neste último caso, não há definição da data para o novo pleito.

Os quatro desistentes do processo eleitoral são de duas escolas localizadas em Cuiabá, uma em Várzea Grande e outra no município de Barão de Melgaço. Perderam para o não os candidatos de duas unidades da Capital, de Barra do Bugres, Castanheira, Juara, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger. Houve um postulante de cada escola instalada nestes municípios.

Tiveram direito a voto todos os alunos regularmente matriculados na rede estadual, com idade mínima de 12 anos ou que estejam cursando a 3ª fase do 2º ciclo, pais ou responsável pelo estudante menor de 18 anos.

Às escolas quilombolas e indígenas, a realização de eleição é facultativa. Já nas unidades que atendem o sistema penitenciário e socieducativo, a definição do gestor ocorre por meio de indicação. O mesmo processo é direcionado para escolas de regime militar e confessionais (religiosas). A mandato é dois anos (2016-2017).

Conforme o secretário de Educação, Permínio Pinto, a atuação agora será centrada para que os gestores e reeleitos passem por capacitação em gestão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE