sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso registra redução de 2% nos emplacamentos de veículos novos

PUBLICIDADE

De janeiro a dezembro, as concessionárias do Estado comercializaram 73,4 mil unidades, enquanto que em 2016 foram 75,1 mil, uma queda de 2,16%. O levantamento inclui a venda de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) e foi divulgado, ontem, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A baixa na variação anual foi puxada pelas motos, com retração de 8,27%.

Apesar da queda perante o ano anterior, 2017 apresentou uma perda menor, já que em 2016 a retração chegou a 20,3% sobre 2015, com queda de 19,1 mil unidades. No ano passado, a redução chegou a 1,6 mil unidades. No caso das motocicletas a queda foi 2,7 mil unidades na variação anual. Foram comercializadas 33,4 mil motocicletas em 2016 em todo Estado, número que caiu para 30,6 mil no ano passado.

Para o presidente da Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo, a queda é resultado da dificuldade de concessão de crédito para este segmento, que fechou com perda de quase 10% na variação anual. Apesar de ter refletido em retração no balanço final, o ano de 2017 significou uma retomada para as vendas neste segmento, devido ao aumento dos últimos meses do ano.

“Tivemos uma boa recuperação em dezembro, com aumento de 5% sobre novembro e de 12,9% sobre dezembro de 2016. É um resultado muito positivo. Fechamos com crescimento de 7% somente no segmento de automóveis e comerciais leves em dezembro. Se considerarmos o avanço dos últimos meses do ano, podemos dizer que 2018 será muito melhor, com crescimento para o setor, até mesmo pela retomada do emprego e pela queda dos juros”, avaliou Boscolo.

No país, as vendas de veículos acumularam alta de 1,3% em 2017, no comparativo com 2016, somando 3,2 milhões de unidades, ante as 3,1 milhões do ano anterior. Para 2018, a expectativa da entidade é de novo ciclo de crescimento, podendo alcançar 10,3% com relação ao ano passado em todos os segmentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...
PUBLICIDADE