sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Até a vassoura

PUBLICIDADE

Juízes federais estão concedendo liminares a importadoras de veículos, adiando por três meses a aplicação das alíquotas protecionistas. O que era de 7% a 25% saltou para 37% a 55%. As importadoras alegam que alteração de alíquota só pode entrar em vigor 90 dias depois da publicação do ato. E que já pagaram pelos carros, que estão em portos de embarque ou em navios. Mas o problema não está apenas nos carros.

Você já começa o dia pagando imposto. A farinha do pão nosso de cada dia é onerada em 34,47% de impostos. O café que perfuma nossas alvoradas em 36,52%. Em cada três reais do nosso leite, um vai para o estado. O açúcar que adoça a mistura, paga 40% de impostos. Para cozinhar o almoço, pagamos 37,18% de tributos no óleo de soja; 35,2% no macarrão; 36,66% no molho de tomate que tempera a massa, mais 29,48% no sal. E na hora da limpeza dos pratos, que têm 44,76% de impostos, o detergente vem com 40,5% de tributos e esponja de aço com 44,35%!

Você passa o dia trabalhando e quase metade do seu trabalho, como você sabe, é para os impostos. Afinal, a caneta que você usa é um exemplo: 48,69% de imposto. Volta à casa suado, cansado, quer um banho revigorante. 42% do seu sabonete é imposto; mais da metade do seu tubo de xampu, 52,35%, é imposto. Para se secar, usa a toalha em que você pagou 36,33% de impostos. A sua pasta de dente paga 42% de tributos e não perdoam nem sua intimidade: o papel higiênico está onerado com 40,5%…

Mas você é um cidadão exemplar. O DVD que vai distraí-lo à noite não é pirata. Você preferiu pagar o imposto de 51,59%. Vai rodá-lo num aparelho de tem 52% de impostos, e que você comprou por telefone, em cuja conta vieram 47,87% de tributos. A eletricidade consumida vai aparecer na conta do fim do mês acrescida de 45,81% de impostos. Depois você liga a TV e fica furioso com os escândalos da corrupção que desvia os impostos que você pagou o dia todo. Decide comprar uma vassoura e sair para a rua, protestar. Vai pagar 26,25% de imposto para ter uma vassoura.

(os percentuais são do Instituto Brasileira de Planejamento Tributário)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fim de campanha

  Durou seis anos. Foi um longo tempo. Mais...

Sem freios e contrapesos

Quando se fala sobre o funcionamento da democracia, começa-se...

O poder é o povo

Às vezes a gente precisa ouvir o óbvio para...

É agro, moço !

O PIB ficou acima da expectativa e o governo...
PUBLICIDADE