PUBLICIDADE

Rir e chorar

PUBLICIDADE

Nosso subcontinente tem coisas que são de rir e de chorar ao mesmo tempo. Quando Silvester Stallone, o Rambo, faz riso com a ilegalidade do Rio de Janeiro, é para chorarmos; quando o tenente-coronel paraquedista Hugo Chávez – acolitado por Maradona – faz ameaça de cortar o fornecimento de petróleo aos Estados Unidos se a Colômbia invadir a Venezuela, é de chorar de rir. Primeiro, que ele é que ameaça a Colômbia com guerra; segundo, porque os Estados Unidos é que poderiam ameaçar Chávez de não comprar mais petróleo da Venezuela. Os americanos têm petróleo próprio e mantêm reservas; por isso é que importam, para não tocar na reserva estratégica. E compram 65% do petróleo da Venezuela, que se sustenta com os dólares dos Estados Unidos. Se não vender para os americanos, a Venezuela não teria mercado: seus aliados, Irã, Equador e Bolívia, têm petróleo; o outro aliado, Cuba, não precisa de mais petróleo e nem teria como pagar. A Venezuela não tem indústria de importância e se afunda em recessão com inflação.

A piada não termina aqui. O chanceler venezuelano desembarcou esta semana em Brasília, apresentando a Lula um "plano de paz". Imagine que Chávez toma a iniciativa de romper relações, fala em guerra, e manda um ministro mostrar para o presidente do Brasil um plano de paz. Sugiro que o plano tenha o nome de "tirar o bode da sala". Como se sabe, quem botou o bode fedorento foi o tenente-coronel. É de chorar, a presunção de que somos idiotas.

Em crise interna, todo tiranete tem a mesma fórmula para desviar as atenção e tentar unir o país: declarar guerra a um inimigo externo. O ditador Galtieri fez assim, invadindo as Malvinas e se deu muito mal. Perdeu a guerra e o poder. E foi para a merecida cadeia. A Colômbia denunciou no foro próprio, a OEA, que a Venezuela abriga campos de treinamento das FARC e a resposta de Chávez foi romper relações e falar de novo em guerra. Como a acusação está comprovada, ele diz que não permitirá a entrada de estrangeiros para constatar o óbvio. Até o Paraguai já se queixa de que Chávez exporta guerrilha, tal como fazia Fidel Castro nos anos 60.

O Presidente Lula e o ex-presidente argentino Nestor Kirchner, secretário-geral de uma tal de UNASUL, pretendem mediar o conflito nos próximos dias. Nenhum tem isenção para isso. Os jornais argentinos mostraram que a senhora Kirchner iria receber uma mala com 800 mil dólares de funcionário venezuelano para a campanha presidencial; e o senhor Lula é companheiro de Chávez e seu partido, o PT, tem notórias ligações com as FARC, há 20 anos, desde o Foro de São Paulo, evento que buscava novos caminhos para a esquerda, depois da queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética. No Foro de Porto Alegre, o representante das FARC foi recebido pelo governador Olívio Dutra, do PT. Um ex-padre integrante das FARC, preso no Brasil, teve abaixo-assinado de petistas para impedir a extradição dele e a mulher dele conseguiu cargo de confiança no Ministério da Pesca. Neste ano, foi descoberto um entreposto das FARC em Manaus, com sistema de rádio, para a distribuição de drogas. O traficante Fernandinho Beira-Mar foi preso quando estava com as FARC, negociando. Por isso, a mediação ficaria mais isenta com os presidentes do Chile e do Peru, por exemplo. O paraguaio Lugo nem poderia, porque se sente vítima dos guerrilheiros do Ejército del Pueblo Paraguayo apoiados por Chávez.

A última do Chávez é retirar da tumba os restos mortais de Simon Bolívar, o modelo de seu "socialismo bolivariano", uma versão improvisada de marxismo. Ele não conhece o que o próprio Marx escreveu sobre Bolívar, chamando-o de "mentiroso, falsário, covarde, tirano e desertor". Para Marx, Bolívar representava a burguesia, tentou eliminar os negros, e tirava a Espanha das colônias para que pudesse vir o domínio inglês. Chávez é um comediante que depois, escondido, deve chorar das próprias piadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Herança maldita

Está difícil aparecer candidato ao governo do Rio Grande...

Eleição ou copa ?

Foi prever o óbvio:  a esquerda já acionou Flávio...

A estupidez é o mal

O passeio diário que faço nas redes sociais me...

Renan Cassandra

Na mitologia grega, os deuses castigaram Cassandra, fazendo com...
PUBLICIDADE