O protetor solar diário (retocado com frequência) é o passo fundamental da rotina de skincare. Se ele ainda não faz parte do sei dia a dia, inclua já na sua lista para o Ano Novo.
Lançar mão de proteção solar é indispensável, sobretudo antes da exposição direta ao sol, para evitar problemas de pele e até câncer. De acordo com a dermatologista Juliana Toma, uma dica prática é a “regra da colher de chá”: para o corpo todo, são necessárias, em média, 9 colheres de chá de protetor, distribuídas da seguinte forma:
- 2 na perna esquerda
- 2 na perna direita
- 1 na frente do tronco
- 1 atrás do tronco
- 1 no braço esquerdo
- 1 no braço direito
- 1 no rosto, cabeça, pescoço e colo
“Essa regra é para dar uma referência, pode variar de pessoa para pessoa. O importante é dar uma boa cobertura no corpo inteiro, sem esquecer da orelha, couro cabeludo (para quem é careca), dorso das mãos e dos pés e lábios”, reforça Juliana. Ela acrescenta que a incidência de câncer de pele nessas regiões é alta, porque as pessoas tendem a se esquecer de protegê-las.
Se não for se expor ao sol, Juliana orienta passar o protetor de manhã e reaplicar na hora do almoço. No entanto, quem já teve câncer de pele, vai se expor ao sol ou tem rosácea ou melasma deve reaplicar o produto a cada 3 horas.
“E sempre reaplicar depois de entrar na água. Muitos acham que dentro da água queima menos, mas isso é um grande engano. Na verdade, queima mais, porque a água acaba retirando a proteção, mas você não percebe”, afirma.
Juliana explica que a maioria dos protetores solares são químicos, isto é, reagem com a radiação da luz solar, impedindo que essa radiação chegue até a pele.
Existem também os protetores físicos, que, como o nome diz, criam uma barreira física entre a pele e o ambiente, refletindo a luz solar. “Geralmente, esses produtos têm dióxido de titânio e dióxido de zinco na composição. Eles costumam ser usados para crianças ou pessoas com pele muito sensível, como idosos ou indivíduos com rosácea ou melasma”, explica a dermatologista.
Confira abaixo uma seleção de protetores solares para incluir no nécessaire de verão.
Rosto
+ Protetor Solar Toque Seco FPS 50, Sallve
Com toque seco e acabamento mate, a fórmula leva niacinamida, para controlar a oleosidade e disfarçar os poros.
+ Sun Fresh Facial FPS 70, Neutrogena
A fórmula ultraleve promove rápida absorção, sendo resistente à água.
+ Protetor Solar Mousse Tonalizante FPS 50 Mineral, Adcos
A fórmula é enriquecida com ácido hialurônico, e o produto está disponível em 5 cores.
Corpo
+ Fotoprotector Fusion Gel Sport FPS 50, ISDI
A textura em gel promete secagem rápida e livre de resquícios oleosos.
+ Protetor Solar Corpo Gel Creme Fps 50, Australian Gold
O produto tem secagem rápida e oferece alta proteção aos raios UVA/UVB.
+ Protetor Corporal FPS 70 Supreme Protect, L’Oréal Paris
A fórmula promete hidratação intensa, absorção rápida e resistência à água.