Ana Furtado exibiu um look com turbante durante sua viagem em família em Ibiza, na Espanha. A apresentadora enfrenta uma batalha contra o câncer de mama,.
“Bom dia!!! Aproveitando ao máximo meus 15 minutos de sol e mar. Estou usando touca pra proteger o cabelo. Não posso molhar e lavar muito, então… vamos fazer moda em Ibiza! E o maiô com FPS 50 para me proteger do sol!! Sol e quimio não combinam, mas não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade estando nesse paraíso!”, disse ela.
Para manter os fios durante a quimioterapia, a apresentadora tem feito um tratamento chamadao crioterapia
A técnica consiste em resfriar o couro cabeludo durante as sessões de quimioterapia, levando à contração dos vasos sanguíneos e protegendo os folículos capilares. Recentemente, ela falou sobre o tratamento capilar.
“Ontem fiz minha segunda sessão de quimioterapia. E a sensação é de que essa foi menos difícil do que a primeira. Volto a dividir detalhes com vocês porque, ao mesmo tempo em que me fortaleço com as palavras de carinho que recebo, acredito que posso também encorajar pessoas que estejam passando por situações tão difíceis quanto o diagnóstico de um câncer. Na foto, estou sendo preparada para a crioterapia. Trata-se de uma técnica que utiliza uma touca recheada com gel térmico, atingindo temperaturas negativas (-10º, no meu caso). Esse resfriamento no couro cabeludo é muito doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares, diminuindo a queda de cabelos. Antes, é preciso encharcar a cabeça com água para depois colocar a touca. Foram 4 horas e meia com o equipamento na cabeça: meia hora antes do início da quimio e 2 horas após o término dela. É difícil, mas, até agora, eficiente. Só tenho a agradecer a todos os médicos pelas orientações, apoio e carinho comigo”, explicou.
No dia 27 de maio, Ana contou que tinha passado por uma cirurgia para retirar o tumor, descoberto durante o autoexame de mama, e que ia se submeter a sessões de quimiterapia como parte do tratamento. “Foi um baque muito grande quando recebi a notícia. Mas apesar de tudo, busquei de todas as minhas formas, toda minha coragem, toda minha fé, toda minha esperança para conquistar a minha cura. E também agradecer muito a Deus pelo fato de sempre estar muito atenta à minha saúde e fazer com regularidade todos os meus exames de mama”, afirmou.
(Revista Quem/Globo)