Diretores e associados do Sindicato Rural de Sinop se reunirão, nesta quinta-feira, com o deputado Nilson Leitão (PSDB), que foi presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e é candidato ao Senado, para apresentar as principais reivindicações do setor. “Queremos que ele assuma compromissos do setor com algumas demandas, como principalmente logística. A conclusão da BR-163 no trecho no Pará (faltam 90 km) para escoamento da produção da nossa região. E somente a rodovia não suporta mais o transporte de grãos. E para isso precisamos construir a ferrovia Ferrogrão. Esse projeto está sendo encabeçado pela Aprosoja, juntamente com produtores rurais e demais parceiros”, explicou o presidente do sindicato, Ilson Redivo. O projeto original da ferrovia é de Sinop até Miritituba, com extensão de aproximadamente mil km, com traçado às margens da 163
“Também queremos segurança jurídica devido ao clima de instabilidade. As leis são editadas sem critério algum, como por exemplo, o tabelamento de frete que está interferindo diretamente no desenvolvimento da agricultura de Mato Grosso e demais Estados. Esse tabelamento foi empurrado goela abaixo no setor”, critica o presidente.
“Nosso setor também defende a desburocratização do Estado porque são inúmeras leis, decretos e instruções normativas de órgãos federais e Estaduais que não se entendem entre eles e os produtores acabam tendo carga alta de exigências. Regularização fundiária para garantir segurança para os reais proprietários; legislação trabalhista que consideramos altamente exigente e em vários pontos não condiz com as necessidades do setor agrícola. Outro assunto será a legislação ambiental. É preciso parar com as constantes mudanças. Temos que seguir o que já está estabelecido”, concluiu.
O encontro será no Sindicato Rural a partir das 18hs.