A secretaria municipal de Saúde apresentou o primeiro balanço da campanha de vacinação contra a influenza. Em Lucas do Rio Verde, cerca de 3,5 mil pessoas tomaram a vacina nesta primeira semana, o que corresponde a aproximadamente 26% da meta vacinal. A meta é imunizar 11.600 pessoas no município.
A vacinação segue até o dia 31 de maio em todos os PSFs. “É um método eficaz de proteger contra as doenças, nós não temos dúvidas nenhuma disso, e incentivamos os luverdenses que fazem parte do grupo de risco a tomarem as vacinas. Para facilitar o acesso, vamos realizar o Dia D, em 4 de maio, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 7h às 17h”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez, por meio da assessoria.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, alerta a população. “A época de abril e maio são épocas propícias para os vírus circulantes na região. Em 2018, a gente teve quatro registros de Influenza no município, sendo que um caso evoluiu à óbito, e tivemos também um caso de óbito por Influenza na região, e no momento a gente está com um caso não grave da doença que aguarda exames”.
A vacina está disponível para gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, portadores de HIV, entre outras), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos , medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.