quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Biotina: vitamina essencial para pele, unhas e cabelos

PUBLICIDADE

A biotina é uma vitamina do complexo B (vitamina B7). É uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino por bactérias e obtida por meio da alimentação.

Assim como outras vitaminas do complexo B, a biotina está relacionada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Ela também é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos.

A biotina é solúvel em água, o que significa que o corpo não a armazena. A biotina é uma vitamina que atua como nutriente essencial (cofator) de diversas enzimas que são importantes para o metabolismo energético, metabolismo dos aminoácidos, síntese de gorduras e do glicogênio (estoque de energia).

Benefícios da Biotina

  • Boa para a pele: A biotina é benéfica para a pele porque ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras — o que acaba melhorando a saúde da pele. A ausência da biotina pode fazer com que a pele fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e nariz.
  • Boa para o cabelo: A ausência da biotina pode causar a queda de cabelo e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. A biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo, por isso é importante para os fios. Quando associada a outras vitaminas, proteínas e minerais, como zinco, cálcio, todas as vitaminas do complexo B, vitamina C e D, auxilia no crescimento adequado dos cabelos e no tratamento da queda de cabelo.
  • Boa para as unhas: A falta de biotina pode enfraquecer as unhas. Alguns especialistas acreditam que isto ocorre porque o nutriente tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas. A biotina pode beneficiar unhas quebradiças
  • Ajuda na absorção correta dos nutrientes: A biotina, juntamente com outras vitaminas do complexo B, contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, fazendo com que o corpo os absorva da melhor maneira possível.
  • Bom para diabetes tipo 2: Os pesquisadores estudaram como suplementos de biotina podem afetar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos tipo 2. Vários estudos controlados indicam que os suplementos de biotina, combinados com o mineral cromo, podem diminuir os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes.

Alimentos Ricos em Biotina

Há diversos alimentos ricos em biotina, os que possuem maiores concentrações são o levedo de cerveja, nas oleaginosas (castanhas, pistaches, amêndoas, nozes e avelãs), ovos, grãos integrais, cebola, tomate, cenoura, carne vermelha e frutas em geral e especialmente na maçã. A ingestão adequada de biotina é de cerca de 60 mcg/dia para adultos e de cerca de 30 mcg/dia para jovens e crianças. Gestantes e lactantes devem ingerir uma quantidade maior.

Para que os resultados sejam positivos, é importante, no entanto, manter uma dieta balanceada e ingerir outras vitaminas do complexo B balanceadamente.

Deficiência de Biotina

Para que não haja a deficiência da biotina, é preciso ter uma alimentação bem variada e equilibrada. A falta de biotina pode causar:

  • Sistema Cardiovascular: funcionamento cardiovascular insatisfatório
  • Sistema Digestivo: perda do apetite e náuseas
  • Sistema Nervoso e Muscular: depressão, dores musculares, fraqueza e fadiga
  • Pele: ressecamento, dermatite e perda de pigmentos da pele
  • Cabelo: Enfraquecimento, crescimento lento dos fios, caspa, seborreia e queda de cabelo

A falta de biotina pode também levar ao aumento da glicemia. Apesar de ainda serem necessários mais estudos, pesquisadores têm indicado que a biotina é também eficiente no combate à diabetes, pois ela ajuda a sintetizar melhor os carboidratos.

Biotina ajuda o cabelo a crescer mais rápido?

A biotina é essencial para saúde dos cabelos, sendo que, quando em falta, pode provocar calvície e enfraquecer os fios. Desta forma, pode-se dizer que a biotina ajuda a manter os cabelos saudáveis e, ao evitar a queda, favorece o crescimento natural e saudável dos fios, ou seja, não vai crescer mais do que o natural. O que acontece é que muitas pessoas tem o crescimento mais lento e a biotina ajuda regularizar o crescimento a níveis normais.

Para dar uma ajudinha nos cabelos a suplementação de biotina é indicada. Uma dose ideal é de 1000mcg a 5000mcg.

Apesar da deficiência em biotina levar à queda de cabelos, pesquisas indicam que o uso de suplementos da vitamina não previne a calvície. Ou seja: a biotina não impede ninguém de ficar careca, mas pode ser fundamental para a manutenção da saúde dos fios e para que eles cresçam fortes e bonitos.

Suplementação de Biotina

A utilização do suplemento de biotina tem sido muito estudada, especialmente no tratamento da hiperglicemia do diabetes tipo 2.

A suplementação de biotina é super segura e é indicada em casos de alimentação pobre e insuficiente. A quantidade a ser suplementada varia da necessidade de cada pessoa. Existem suplementos de 300mcg até 10000mcg. Eu por exemplo tomo suplementação de biotina (para ajudar nos cabelitos :))… minha dose é 1000mcg.

Excesso de Biotina

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, ela é eliminada pelo corpo através da urina quando em excesso. Portanto, ela só se torna perigosa para a saúde quando suplemento em excesso é ingerido ( bem acima de 100.000 mcg). Ainda assim, não foram documentados grandes riscos para o corpo humano quando em altos níveis.

Considerações Finais sobre a Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B que desempenha um papel crucial na síntese dos carboidratos, gorduras e metabolismo de proteínas. Muitos dos seus potenciais benefícios para a saúde são baseadas em médias evidências. No entanto, pode ser importante para a sua pele, cabelo e unhas.

A suplementação pode ser muito importante para as mulheres grávidas ou lactantes. Doses elevadas de biotina (acima de 10.000 mcg) também estão sendo investigadas como um tratamento potencial para a esclerose múltipla. A biotina é encontrada em vários alimentos, ou seja: se você se alimenta bem e tem uma dieta bem variada, é provável que não tenha deficiência de biotina.

(Beleza e Saúde)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Flávia Alessandra reúne as filhas em ação de limpeza em praia

Flávia Alessandra inspirou seus milhões de seguidores no Instagram...

Em tratamento contra o câncer, Fabiana Justus agradece apoio e faz “lista da saudade”

Fabiana Justus emocionou seus milhões de seguidores no Instagram...

Bianca Andrade mostra passeio por Londres com o filho

Bianca Andrade mostrou que está se divertindo com o...

Carolina Dieckmann se despede da Rede Globo após mais de 30 anos

Na manhã desta quinta-feira, Carolina Dieckmann surpreendeu seus mais...
PUBLICIDADE