quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Whey protein, creatina ou BCAA ? Nutricionista explica benefícios de suplementos na dieta

PUBLICIDADE
Purepeople/Terra (Foto: Instagram)

Uma dieta equilibrada anda lado a lado à prática regular de exercícios físicos quando o assunto é emagrecer, ganhar massa muscular e manter a saúde em dia. Você segue uma rotina balanceada e mesmo assim não consegue atingir o resultado desejado? Talvez esse seja o momento de incluir suplementos alimentares no dia a dia. “Eles são indicados quando o organismo apresenta dificuldades em produzir ou armazenar um nutriente específico”, explica a nutricionista Daniela Muniz. Whey protein, creatina, BCAA e glutamina são alguns dos mais conhecidos e a expert explica como eles devem ser consumidos. Confira!

PARA QUE SERVE O SUPLEMENTO ALIMENTAR?

Suplementos alimentares são compostos que visam complementar a alimentação como o próprio nome já diz. “Eles não são medicamentos”, alerta a expert. “A finalidade dos suplementos é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos adicionais à alimentação.” Por isso, eles são indicados a pessoas saudáveis como uma opção de complementação nutricional no caso de alterações metabólicas, atividade física e estratégias alimentares restritivas – dietas low carb, cetogênica e da proteína são alguns exemplos. Idosos, gestantes, lactantes e crianças podem consumir suplementos desde que sejam orientados individualmente por um médico ou nutricionista. Mas uma coisa é certa: “As formas de tomar o suplemento, seja antes ou depois do treino, dependem do planejamento alimentar e do objetivo de cada pessoa”.

WHEY PROTEIN AJUDA NA ABSORÇÃO DE PROTEÍNAS

Um dos mais famosos suplementos alimentares do mercado, o whey protein ajuda na adequação proteica da dieta de acordo com a expert. Ele pode ser composto de proteínas do soro do leite, de origem vegetal ou da carne. “O whey se destaca entre atletas que, por algum motivo, não conseguem ingerir quantidades suficientes de proteína através dos alimentos”, aponta. Idosos, por sua vez, também podem se beneficiar desse tipo de complementação nutricional segundo Daniela: “Com o passar dos anos, a tendência é diminuir a ingestão proteica e isso aumenta a perda de massa muscular”. Já para pessoas que têm uma alimentação com boas fontes de proteína, ideal no cardápio de quem quer emagrecer rápido, esse tipo de suplemento “pode ser irrelevante”.

OS BCAA OU AMINOÁCIDOS DE CADEIRA RAMIFICADA

Os BCAA (Branched-Chain Amino Acid ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, em português) são uma fonte de aminoácidos – estes, quando aglomerados, formam as proteínas que constituem diversas estruturas corporais. Daniela recomenda consumi-los como um complemento à dieta, porém aconselha não apostar nesse tipo de suplemento de forma isolada. “Shakes com suplementos proteicos e aminoácidos como os BCAA podem complementar a dieta e são práticos no dia a dia, mas não espere nada além do que você esperaria dos alimentos”, defende. Uma alimentação rica em ovos ou frango, por exemplo, é capaz de fornecer todos os aminoácidos necessários para a síntese proteica segundo a nutricionista.

CREATINA AUMENTA O DESEMPENHO DURANTE TREINO

Segundo a expert, a creatina ajuda a aumentar massa muscular e desempenho em exercícios físicos de alta intensidade. “A quantidade de creatina armazenada no músculo pode ser fator determinante para o desempenho físico”, explica. Como as principais fontes desse componente são de origem animal (como carne vermelha, frango ou peixe), a suplementação pode ser uma alternativa para vegetarianos ou veganos de acordo com a profissional. Combinada a whey protein, ômega e vitamina D, a creatina pode ser indicada em planejamentos de hipertrofia muscular de acordo com Daniela.

GLUTAMINA FAZ BEM AO SISTEMA IMUNOLÓGICO

A glutamina é conhecida por exercer efeitos positivos ao sistema imunológico segundo a profissional, já que o suplemento diminui a incidência de infecções ou doenças secundárias que podem ser causadas pelo excesso de treino. É que o aminoácido transporta substâncias essenciais para o organismo através da corrente sanguínea, contribuindo para a recuperação muscular. “No entanto, a suplementação de glutamina não parece ser eficiente para melhor o desempenho na atividade física”, alerta Daniela.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ana Paula Siebert fala sobre visitas a Fabiana Justus no hospital

Ana Paula Siebert abriu uma caixa de perguntas em...

Giovanna Ewbank abre álbum do final de semana com os filhos no rancho da família

Giovanna Ewbank encantou seus seguidores no Instagram ao compartilhar...

Xuxa mostra treino de boxe com personal 

Xuxa movimentou seu Instagram e mostrou alguns momentos do...

Flávia Alessandra reúne as filhas em ação de limpeza em praia

Flávia Alessandra inspirou seus milhões de seguidores no Instagram...
PUBLICIDADE