SocialNews

‘No makeup’ sem insegurança! Especialistas ensinam a cuidar da pele

Além de ter se tornado possível devido ao desenvolvimento tecnológico, a tendência de maquiagem que valoriza a beleza natural ao optar por produtos com cobertura leve costuma não cobrir as imperfeições da pele, deixando algumas mulheres incomodadas. Para dar adeus de vez a insegurança e abrir mão da maquiagem diária, é necessário criar uma rotina de cuidados que variam de acordo com o tipo de pele. Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro e a fundadora da Simple Organic, Patricia Lima, explicam como cuidar do órgão e incentivam mulheres que buscam aderir ao estilo de make. “Partimos do princípio que a pele bem cuidada é a melhor maquiagem que você pode ter”, opina a especialista.

Saiba como acabar com a acne: ‘Optar por produtos oil free’

Manter a pele limpa é uma das maneiras de prevenir as espinhas, mas é essencial que a higiene seja feita corretamente. “Sempre indico às minhas pacientes para lavar o rosto 2 vezes ao dia com água fria e com sabonete neutro ou glicerinado, buscando optar por produtos oil free e não comedogênicos. Além de sempre retirar a maquiagem antes de dormir”, aponta o médico ao revelar o que fazer quando nasce uma acne: “Pode-se usar uma loção secativa ou usar lasers que melhoram a acne, mas nunca é recomendado espremer!” Já para quem costuma ter a pele repleta delas, o profissional sugere outros tipos de tratamento. “Pode necessitar de um adstringente com ácido salicílico, ou de um creme à base de ácidos mais fortes como o retinóico. Se a acne for severa, apenas o tratamento com cremes pode não ser suficiente e, assim, iniciamos o tratamento oral com antibióticos ou Isotretinoína oral”, esclarece Alberto ao explicar o que pode ser feito para peles muito secas: “Uma máscara calmante associada ao uso de LED com luz vermelha, que possui efeito calmante e reparador.”

Olheiras escuras podem ser amenizadas: ‘Lasers clareadores’

Quem tem a área embaixo dos olhos inchadas ou escuras, não precisa se preocupar! Para deixar essa pele com o mesmo tom do restante, é necessário saber o motivo que está alterando a cor. “Se for por causa de uma depressão abaixo dos olhos, que causa a sombra no local, pode-se fazer um preenchimento para suavizar, mas, se for pelo acúmulo de pigmento, a melhor opção é uso de lasers clareadores”, recomenda o especialista ao informar: “Se a questão é inchaço por retenção de líquido, a massagem pode ser uma aliada na diminuição das olheiras, mas, se forem bolsas, precisará ser retirada cirurgicamente.” Para quem quer moldar o rosto e evitar algumas rugas como o pé de galinha, a massagem facial pode ser uma boa opção: “A massagem deixa os traços mais marcantes, deixando o rosto mais angulado. É bom para drenar a retenção de líquido, mas não tem efeito em melhora da acne.”

Valorize a beleza natural: ‘Trazer o que cada um tem de melhor’

Para fazer uma maquiagem que ajude a evidenciar a beleza natural, é fácil! “A maquiagem tem o papel de trazer o que cada um tem de melhor e não, tornar alguém em outra pessoa. Esse ponto é muito importante e a beleza natural traz e valoriza muito isso.”, opina Patricia ao comentar: “Eu acredito que a maquiagem tem que ser usada a favor dos pontos positivos sempre. Ressaltar o que gosta e corrigir pequenas coisas que não gosta como uma manchinha.” Ter uma pele saudável é importante não só para se libertar dos itens de maquiagem. “A beleza natural trabalha muito com a individualidade do ser humano. Ter a saúde em primeiro lugar e antes da estética. Uma pele com brilho representa equilíbrio no seu organismo”, esclarece a fundadora da marca de cosméticos orgânicos ao acrescentar: “Estamos na era onde tudo é possível, então, se a pessoa quer utilizar uma maquiagem mais carregada, ela pode. Já se ela quer utilizar a sua beleza a favor da naturalidade, ela pode aplicar a maquiagem de forma mais leve.”

(PUREPEOPLE)

Tags