quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Dermatologista ensina como se bronzear no verão e proteger a pele do sol

PUBLICIDADE

“Como se bronzear rápido?” Você é do time que faz essa pergunta sempre que o verão se aproxima? Se a resposta é positiva, saiba que para conquistar a marca do biquíni, não é preciso descuidar da saúde deixando o protetor solar de lado ou usando apenas o bronzeador. “Quando você pega um dia de sol sem filtro solar, sem nenhuma proteção, você não fica bronzeada, você fica mais vermelha por causa da ativação da melanina”, explicou a dermatologista Karla Assed. Confira as dicas da especialista!

Para deixar a pele bronzeada, filtro solar é fundamental

Acredite: dá para deixar a pele bronzeada usando protetor solar, seja ele físico ou químico. O item, inclusive, evita que a pele fique descascando depois de um dia de praia ou piscina. “O filtro solar te protege, mas ele deixar passar, ainda, alguns raios solares pela pele e isso ativa o melanócito”, explicou Karla Assed. O melanócito é a célula que possui a melanina, que dá a cor à pele. “O ideal é pegar sol devagar e se expor sempre com filtro, porque você usando filtro solar, você se protege e bronzeia. Ele pode permitir que você bronzeie sem que fique passando por aquela etapa da pele vermelha”, aconselha.

‘Bronzeador não é confiável’

Ficar bronzeada em poucos dias de sol, principalmente usando filtro solar, como é recomendado, é difícil, principalmente para quem tem a pele clara. Por isso, muita gente aposta no bronzeador, mas o item não é o mais indicado pelos dermatologistas. “Se for um autobronzeador, é superconfiável porque é só tinta. O bronzeador não é confiável porque ele estimula a melanina, então pode manchar a pele. As pessoas de pele muito clarinha, que a gente chama de fototipo 1, que são aquelas muitos branquinhas, de olhos claros e cabelos claros, têm que tomar muito cuidado, porque o autobronzeador, como estimula a melanina, pode provocar uma queimadura na pele”, explica. Para agilizar o bronzeado, alguns alimentos podem ajudar. “Substâncias como betacaroteno ou frutas de cor amarela, quando você ingere, te estimulam a ficar mais tempo bronzeada”.

Cuidar da pele depois de tomar sol ajuda no bronzeado

Mesmo que você use filtro solar, cuidar da pele ao voltar da praia ou da piscina é importante, além de ajudar a prolongar a cor de verão. “É muito comum você ter uma desidratação da pele. Por isso a pele fica vermelha e resseca. A dica é: após o banho, com a pele molhada, use um óleo, de preferência, óleo de amêndoas doce, e se enxugue sem retirar o excesso. Por cima, hidrate a pele com um creme, que pode ser a base de ureia ou semente de uva”, indica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ana Paula Siebert fala sobre visitas a Fabiana Justus no hospital

Ana Paula Siebert abriu uma caixa de perguntas em...

Giovanna Ewbank abre álbum do final de semana com os filhos no rancho da família

Giovanna Ewbank encantou seus seguidores no Instagram ao compartilhar...

Xuxa mostra treino de boxe com personal 

Xuxa movimentou seu Instagram e mostrou alguns momentos do...

Flávia Alessandra reúne as filhas em ação de limpeza em praia

Flávia Alessandra inspirou seus milhões de seguidores no Instagram...
PUBLICIDADE