SocialNews

1º de abril da beleza: especialistas desvendam mitos e verdades de beauté

Truque infalível de avó, dica de mãe, conselho de amiga. Quando o assunto é cuidado com o corpo, estamos cercadas das mais diversas opiniões. Colocar colírio no couro cabeludo faz crescer cabelo? Dicas caseiras para tratar o cabelo realmente funciona? O ácido retinóico é realmente o melhor amigo da mulher? Melasma não tem cura? Será que todo esse “disse-me-disse” é verdade? Para desbancar os principais mitos da beleza, confira as dicas dos especialistas!

Pele negra não precisa de filtro solar? É mentira!

“Devido a maior concentração de melanina, a pele negra possui mais proteção contra os raios solares, porém não o suficiente para impedir todos os danos causados pela radiação UV. Independente da tonalidade da pele, o uso do filtro solar deve ser diário para a prevenção de queimadura, envelhecimento precoce, manchas e, claro, câncer de pele. Pessoas com a pele negra devem usar produtos com FPS 15 ou 30”, explica a dermatologista Christiane Gonzaga.

A melhor forma de perder peso é deixando de comer? É mentira!

“Ficar sem comer aleatoriamente e sem a orientação de um profissional é extremamente prejudicial ao organismo. A melhor forma de atingir o peso desejado é com a alimentação equilibrada, que deve ser adequada ao seu organismo, idade, genética e tipo de atividade física. Qualquer dieta que restringe a ingestão energética vai promover a perda de peso, mas isso leva à redução de massa muscular e não de gordura. A fórmula para o emagrecimento saudável – e duradouro – está na qualidade dos alimentos, não na quantidade”, pontua a nutricionista Luciana Harfenist.

O botox deixa as expressões artificiais? É mentira!

“Botox não é sinônimo de expressão congelada. Atualmente, a forma de usar a substância evoluiu muito, garantindo uma aparência bastante natural. O segredo é evitar o excesso. É preciso aplicar a quantidade adequada do produto, distribuí-la em vários pontos do rosto e nos músculos corretos”, conta o cirurgião plástico Luiz Victor Carneiro Jr.

Barrinhas de cereal são boas opções de snacks saudáveis? É mentira!

“Algumas das barrinhas popularmente comercializadas têm chocolate, corantes artificiais e outros aditivos químicos. Por isso, leia os rótulos e se informe sobre os ingredientes encontrados nesses produtos. Para snacks saudáveis, a dica é optar por alimentos naturais como frutas e nuts. Cerca de 30/50g de nuts contém muito mais calorias que essas barras de cereais, mas, em compensação, são ricas em gorduras boas e ainda ajudam a aumentar a saciedade”, afirma Luciana.

Pele oleosa demora mais a envelhecer do que a pele seca? É mentira!

“O envelhecimento tem como principais fatores a exposição solar sem proteção, a poluição, a genética, os hábitos de vida e os cuidados diários. O grau de oleosidade não tem nenhuma influência nesse processo. Inclusive, esse tipo de pele pode se beneficiar de ativos como retinol e vitamina C para prevenir os danos causados pelo tempo”, conclui a dermatologista Christiane.

Purepeople (Foto: Instagram/PurePeople)
Tags