Saúde

Vigilância Sanitária Sinop apreende mais de uma tonelada de carne em 20 dias

Nestes primeiros 20 dias de maio a equipe de fiscais da Vigilância Sanitária de Sinop esteve fiscalizando 8 estabelecimentos comerciais, entre mercados e supermercados do município.

Durante os trabalhos foram apreendidas 1,168 tonelada de carne clandestina. “ São carnes que não foram inspecionadas ou que apresentaram qualquer tipo de adulteração”, disse ao Só Notícias a chefe de departamento de Vigilância Sanitária, Luciana Andrade Nogueira.

Da carne apreendida, 594kg são bovina, 167kg suína, 350kg de aves e 57kg de peixes. A maioria estava fora da temperatura de resfriamento ideal e exigida pela VISA, sem registros de inspeção, com a embalagem adulterada e algumas em estado de putrefação.

Alguns estabelecimentos tiveram mais de 150kg apreendidos, em outros a quantidade foi pequena, nestes casos a carne foi jogada no lixo do próprio estabelecimento e em casos de grande quantidade a carne será jogada no lixão de Sinop.

A vigilância alerta a população na hora de comprar qualquer alimento, principalmente os perecíveis e pede a colaboração da comunidade nas denúncias de qualquer irregularidade. Os telefones para denunciar são o 511-1850 e 511-1941. A Vigilância Sanitária de Sinop funciona anexo à Secretaria Municipal de Saúde.