sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Vigilância sanitária fiscalizará 2.500 empresas em Sinop

PUBLICIDADE

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária deve visitar cerca de 2.500 estabelecimentos em Sinop, este ano. O trabalho é realizado diariamente e visa orientar os comerciantes, entre eles de supermercados, panificadoras, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, escolas, sobre a manipulação dos alimentos.

Segundo a coordenadora do departamento, Luciana Nogueira, um dos problemas encontrados nas empresas ainda é exposição de produtos com prazo de validade vencido. Outro problema encontrado é a falta de algumas normas de higiene, como o uso de uniformes adequados.

As exigências devem estar de acordo com a resolução RDC/216. “Nela constam todas as normas técnicas que os estabelecimentos tem que cumprir para dar seguridade à alimentação”, explica Nogueira. Entre os itens vistoriados estão edificação, equipamentos, móveis e utensílios, higienização de instalações, controle de pragas e abastecimento de água.

A coordenadora também ressalta que cada estabelecimento é vistoriado, pelo menos, duas vezes ao ano. “Quando a empresa apresenta alguma irregularidade nós fizemos a notificação e damos um prazo para que ela se adapte”, salienta. As punições e fechamento do estabelecimento só são feitos se os problemas persistirem.

Na semana passada mais de uma tonelada de carne foi apreendida em uma empresa, que seria utilizada para fabricação de lingüiça, mas não apresentava as exigências de segurança e a documentação exigida. O proprietário da empresa foi notificado e terá um prazo para se regularizar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE