Através de um projeto piloto, a Secretaria de Assistência Social e Vigilância Sanitária (VISA) de Sinop está desenvolvendo treinamento para mulheres que participam dos Clubes de Mães dos bairros. São 30 palestras que abordam temas como alimentação, manipulação de alimentos, questões sanitárias como lixo e água tratada além de orientações veterinárias como cuidados básicos com animais domésticos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luciana Pereira, que ministra as palestras, o foco do projeto é a saúde. “Com cuidados básicos em casa podemos diminuir filas nos postos de saúde para tratamento de viroses, infecções intestinais e intoxicação alimentar”, declarou.
A idéia surgiu nas dificuldades encontradas pelo departamento com os estabelecimentos. ”Com esse tipo de palestra nós induzimos a população a policiar os estabelecimentos”, disse Luciana. Para a moradora do bairro Novo Estado, Neli Ribeiro, este trabalho é muito importante. ”Se nós sabemos como a pessoa deve manusear o alimento que vamos comprar, podemos cobrar e exigir produtos de qualidade” completou a moradora.
Inicialmente cerca de 400 pessoas serão orientadas em mais de 13 bairros. De acordo com a equipe da prefeitura, se tudo correr como o esperado, o projeto será Vigidefinitivo em todos os bairros do município.