quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande começa fazer tratamento precoce para Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria municipal de Saúde começa a oferecer, a partir desta segunda-feira (22) para pacientes atendidos na rede pública municipal e devidamente acompanhados de laudo e receita médica específica, medicamentos considerados como tratamento precoce para casos da Covid-19, seguindo protocolo do infectologista chefe em Várzea Grande, Francisco Kennedy Scofoni Faleiros de Azevedo e da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como do próprio ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, explica que caberá ao médico decidir qual o medicamento que será ofertado a cada um dos pacientes pois se o mesmo tem uma comorbidade como hipertensão arterial, diabetes, problemas de coração ou qualquer outra enfermidade é necessário que se saiba qual o melhor medicamento a ser oferecido, por isso a automedicação pode ser mais nociva do que o tratamento, por desconhecimento do quadro geral de cada paciente. “Se ficar constatada a necessidade e a prescrição médica, o paciente pode se deslocar para uma das cinco policlínicas de Várzea Grande, localizadas nos bairros Jardim Glória, Marajoara, Parque do Lago, 24 de Dezembro e Cristo Rei ou para o Centro de Especialidade em Saúde, antigo Postão para receber o medicamento que deverá ser feita por paciente, atendido na rede pública municipal e munido de exames e de receituário médico e com a dose específica, para se evitar o consumo desenfreado de remédios”, disse.

Está sendo feito processo licitatório para aquisição de medicamentos e, neste primeiro momento, estão sendo ofertados  que fazem parte do estoque do Centro de Atendimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos, que anualmente realiza quatro processos licitatórios para suprir as necessidades da rede de medicamentos e insumos para a área de saúde pública. “Volto a frisar que estamos, por ordem da prefeita Lucimar Sacre de Campos, todos voltados para encontrar soluções para fazer frente a pandemia da Covid-19, mas que a população não pode, não deve, sob pena de piorar seu quadro de saúde pública, sair se automedicando, descontroladamente e sem regras e acompanhamento médico como determinam os principais organismos de saúde mundial”, disse Diógenes, reforçando que a principal arma da população é fazer o isolamento social para os que podem, trabalhando em casa e, para aqueles que não podem adotar os meios e maneiras corretas de segurança como, distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso constante de máscaras, luvas quando necessário e higienização rigorosa e também constante.

A informação é da assessoria. Várzea Grande tem, até agora, 67 mortes, 395 casos ativos e 198 pessoas se recuperaram. Há 67 pessoas internadas e 329 em isolamento domiciliar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE